Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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PROFESSORES PROMOTORES DE SAÚDE: UMA INTERVENÇÃO ACADÊMICA NA ARTE DE ENSINAR.
Anamaria Cavalcante e Silva, Daniel Victor Lima de Araujo, Danielle Cristina Chaves Farias, Danilo Gonçalves Nobrega, Bruna Santos Ximenes, Bruno Leite Cabral, Bruno Furtado Lima, Bernardo Pinto Freitas, Clayton Freire Melo Filho, Clarice Diogenes Pinheiro, Aline Mota Alves, Allana Mayara Fernandes Moreira, Ana Carolina Vasconcelos Moreira, Carlos Henrique Vieira Lopes, Pedro Duarte Barreto Castillo

Resumo


Caracterização do problema: Intervenções desenvolvidas na Educação de Infância podem contribuir para que as crianças em risco consigam se desenvolver saudavelmente. Um facilitador dessas ações é o professor. Com esse entendimento, acadêmicos de Medicina planejaram técnicas capazes de capacitar professores para que estes pudessem promover uma educação continuada em saúde dentro da sala de aula. Estas ferramentas devem ser consideradas como estratégias que habilitam os profissionais a reestruturar os serviços aos quais pertencem. Descrição da experiência: A atividade realizada em ambiente escolar, durante o ano de 2012, com 13 professoras, teve como objetivo promover a capacitação de professores, tornando possível a formação de Educadores Promotores de Saúde. O projeto foi desenvolvido em três fases: 1) Identificação e aproximação; 2) Avaliação do conhecimento dos professores; 3) Execução do plano de intervenção professor-acadêmico, envolvendo a entrega de materiais (livros), dinâmicas de grupo, palestras, educação à distância e comunicação por e-mail e redes sociais. Metas foram definidas entre professores e acadêmicos para a concretização do projeto. O estimulo à realização de atividades de Educação em Saúde foi contínuo, sendo formalizado com a entrega de Certificados de Educadoras Promotoras de Saúde. Efeitos alcançados: Após a implantação das medidas educativas e a aplicação de testes, identificamos que, de acordo com a opinião dos professores, o projeto, com foco na formação de Educadoras Promotoras de Saúde, teve êxito na sua realização, sendo avaliado como excelente por 91% dos professores e regular por 9%. O livro “Conversando sobre Saúde com Crianças” foi classificado como excelente por 63% e bom por 37%. Na avaliação do 1º ano do projeto, os professores afirmaram que foram estimulados à dedicar mais tempo aos estudos sobre Educação em Saúde e que os temas abordados pelos acadêmicos atingiram as suas expectativas. Recomendações: Corroborando com o exposto acima, observamos que o ambiente escolar vem ganhando mais importância na formação biopsicossocial do indivíduo, principalmente na faixa etária pediátrica. Nesse contexto, o professor aparece como um dos protagonistas; e sua adequada capacitação se mostra fundamental para a promoção de saúde nas escolas, medida de significativo impacto social. Com isso, propomos que essas atividades devam ser mais estimuladas dentro do ambiente escolar, refletindo seus resultados na comunidade a qual esta inserida.

Palavras-chave


professor, capacitação, educação, saúde, crianças.

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