Tamanho da fonte:
ADOLESCENTES E(M) GRUPOS: A BATATA ESTÁ ASSANDO!
Resumo
Caracterização do problema: Para a OMS (1995) a adolescência vai dos 10 aos 19 anos. Este período é marcado por grandes transformações, como, mudança corporal, maturidade sexual, alterações hormonais e mudanças psicoemocionais, o que os levam a viver intensamente sua sexualidade (SALTO, 2001), contudo a maior parte destes indivíduos não detém de conhecimentos necessários para uma vida sexual segura (Silva et al., 2004). Tendo em vista o exposto o objetivo de nossa intervenção foi abordar temas como sexualidade, DSTs, gravidez na adolescência, relacionamentos, e projeto de vida. Descrição da experiência: A atividade foi realizada com alunos da 6º à 8º série de uma EMEF, situada na área de abrangência de uma Unidade de Saúde da Família, localizada na zona Leste da cidade de São Paulo. Para a intervenção foi confeccionada uma "caixa de surpresas" onde foram colocados alguns objetos e imagens relacionados aos temas. Foram eles: anticoncepcional oral, seringa, preservativo masculino e feminino, abaixador lingual de madeira desenhado simulando um teste de gravidez positivo, imagem de um menino e uma menina nus, de um casal adolescente e filipeta com o nome de algumas DSTs. No dia da ação solicitamos que as turmas fossem divididas pelo sexo. Em algumas turmas não foi possível realizar esta separação e a atividade ocorreu com a turma mista, sendo que o número médio de alunos foi 20. Foi feito um círculo com os alunos sentados ao chão, tocamos uma música e a caixa foi passando de mão em mão até a música cessar. Quem estivesse em posse dela tirava um objeto, que propiciava a discussão dos temas e retirada de dúvidas. Ao final da atividade, ofertamos aos adolescentes camisinhas masculinas e a caderneta de saúde do adolescente. Efeitos alcançados: Observamos um grande interesse e participação dos alunos na atividade proposta. O posicionamento em roda facilitou a interação de todos, e a utilização das imagens e objetos foi efetiva para fomentar os temas desejados. Um desdobramento positivo foi o contato posterior dos alunos com os profissionais através do representante do grêmio estudantil parabenizando a equipe pela atividade proposta e solicitando novas intervenções com outras temáticas. Recomendações: Recomendamos que os adolescentes sejam divididos por sexo, pois observamos que desta forma houve uma maior participação na atividade proposta. Observamos também que esta dinâmica foi a melhor aceita entre as 6º séries.
Palavras-chave
sexualidade; adolescência; intersetorialidade
Referências
ORGANIZACIÓN MUNDIAL DE LA SALUD. La salud de los jovens: um reto y uma esperanza. Genebra, 1995.
SALTO, M. I. Adolescência, sexualidade e educação sexual. Pediatria Moderna, 27: 3-6, 2001.
SILVA, M. S; SILVA, M. R. da; ALVES, M. de F. P. Sexualidade e adolescência: é preciso vencer os tabus. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 2.-12 a 15 de setembro de 2004, Belo Horizonte. Anais. Belo Horizonte, 2004.