Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PARTICIPAÇÃO DO QUADRILÁTERO DA FORMAÇÃO NA COMISSÃO DE INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO DA GRANDE FLORIANÓPOLIS
Laurentina Melo, Kenya Schmidt Reibnitz, Daiana Daiana Kloh, Margarete Maria Lima, Aline Bússolo Corrêa, Fabiane Ferraz, Alessandra Dias da Silva

Resumo


Introdução: a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) tem como finalidade promover mudanças no processo de trabalho de modo a melhorar o atendimento a população. Para tanto propõe conhecer as especificidades de cada região a partir das necessidades dos usuários, trabalhadores, gestores e ensino, sendo essa composição compreendida como o "quadrilátero da formação para área da saúde". A presença de todos os atores nas ações da PNEPS é premissa para que seja possível, a partir da Educação Permanente em Saúde (EPS), concretizar os princípios do SUS. Objetivo: descrever a participação dos atores do quadrilátero da formação na Comissão de Integração Ensino-Serviço (CIES) da Grande Florianópolis no período de 2007-2012. Metodologia: pesquisa documental. Foram utilizadas como fontes de dados atas e relatórios da CIES Grande Florianópolis. A análise descritiva subsidiou a análise dos dados. Resultados: a CIES realizou no período do estudo 53 reuniões. O número de participantes do quadrilátero variou, a saber: 32 da atenção; 28 da gestão; 20 do ensino e 6 do controle social. Discussão: o diálogo e a problematização tornam possível transformar informações em aprendizagens, sendo a EPS uma importante ferramenta para isso, pois mobiliza a transformação de grupos de trabalho em coletivos organizados de desenvolvimento de si e de seus entornos. Todavia, para realizar a problematização faz-se necessário a participação dos atores do quadrilátero. Os dados apontam uma fragilidade na participação do ensino e do controle sociais nas reuniões e ações da CIES. É imprescindível compreender a EPS como importante ferramenta de gestão para formação de coletivos organizados. Devido a isso, a busca pela efetiva participação do controle social, bem como maior aproximação com o ensino são prerrogativa que devem ser alcançadas. Considerações: É necessário investigar as causas que levam alguns atores se afastarem da CIES, a fim de resgatar sua participação, pois a EPS só será assumida como o conceito pedagógico da saúde, quando houver implicação dos sujeitos que a compõe.

Palavras-chave


Educação continuada;Política de Saúde; Sistema Único de Saúde.

Referências


1.Ceccim RB, Feuerwerker LCM. O quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle social. Physis. 2004; 14(1):41-65.

2.BRASIL. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Brasília: Ministério Saúde, 2009. 64 p.(Série Pactos Saúde 2006; v. 9).