Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
VER-SUS E METODOLOGIAS ATIVAS: DISPOSITIVOS DE “APRENDIZAGEM INVENTIVA” PARA REFLETIR SOBRE FORMAÇÃO EM SAÚDE
Tamyres Oliveira dos Santos, Carlos Alberto Rodrigues Morrudo Filho

Resumo


Vivências e estágios na Realidade do SUS (VER-SUS) tem como um dos objetivos “provocar nos estudantes o compromisso ético-politico com os processos de transformação do setor saúde refletindo acerca do seu papel enquanto agente construtor e modificador das práticas sociais” (VER-SUS BRASIL, 2013). Já as Metodologias Ativas “[...] utilizam a problematização como estratégia de ensino-aprendizagem, com o objetivo de alcançar e motivar o discente, pois diante do problema, ele se detém, examina, reflete, relaciona a sua história e passa a ressigni-ficar suas descobertas” (METRI et al, 2008, p. 2136). O objetivo deste trabalho é refletir sobre o conceito de aprendizagem inventiva, proposto por Virgínia Kastrup, a partir das experiência do VER-SUS. Foi realizado o VER-SUS, em Lages (SC), em 2012, com vinte e dois estudantes, de diferentes cursos da graduação, e universidades. Neste VER-SUS, foram realizadas várias experiências, sendo que, destaca-se, neste relato, uma vivência, Metodologias Ativas. Iniciou-se com uma apresentação dos participantes, prossegui-se com a discussão de um estudo de caso, onde os alunos debatiam sobre o assunto, a partir de diversos enfoques, seja social, biológico, econômico, cultural. Após essa vivência, travou-se várias discussões de estranhamento e afetos em relação a Metodologias Ativas como formação de profissionais em saúde. Um dos primeiros efeitos foi o estranhamento causado pela nova experiência. Permitiu-se também os vários olhares com relação ao mesmo caso, tornando desafiador. Tudo isso, vai de encontro com o conceito de “Aprendizagem inventiva”, referindo que “[...] seu desenvolvimento é sempre resultado da tensão entre as formas existentes, constituídas historicamente, e os abalos, as inquietações, os estranhamentos que nos afetam” (KASTRUP, 2001, p. 23). A partir dessa experiência, VER-SUS e Metodologias Ativas, são dispositivos possíveis de Aprendizagem Inventiva para manter, como educação permanente, a reflexão sobre a formação de profissionais em saúde.

Palavras-chave


VER-SUS, Metodologias ativas, educação em saúde

Referências


BRASIL. VER-SUS BRASIL. Associação Brasileira da Rede Unida. VER-SUS BRASIL: Guia do facilitador. Porto Alegre: Rede Unida, 2013.

MITRE, Sandra Minardi et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. RJ: Revista Ciência e Saúde Coletiva, vol. 03, 2008.

KASTRUP, Virgínia. Aprendizagem, arte e invenção. Maringá: Revista psicologia em Estudo, v.06, n.1, p. 17-
27, jan/jun. 2001.