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RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROJETO SAÚDE NA ESCOLA: AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA A PROMOÇÃO DE HÁBITOS SAUDÁVEIS EM ESCOLARES
Resumo
Caracterização do problema: Os hábitos adquiridos pelas crianças e adolescentes se tornam a base para que haja uma saúde adequada em suas vidas e também previne os riscos de desenvolver as principais doenças e agravos que afetam esta população (YOKOTA et al, 2010). Nesse contexto, a escola se configura com um espaço capaz de formar opiniões e hábitos de vida saudáveis. Descrição da experiência: Este trabalho objetiva relatar a experiência de promoção de hábitos saudáveis desenvolvida por uma equipe multiprofissional de saúde da família em duas escolas do bairro de Pau da Lima em Salvador-BA. Foi realizado um diagnostico inicial a partir das falas dos profissionais que atuam nessas escolas e percebeu-se a necessidade da abordagem das temáticas com os escolares. Foram construídas pelos profissionais atividades educativas que promovessem hábitos de vidas saudáveis abordando os seguintes temas: alimentação, cuidado com o corpo e o meio ambiente. O público-alvo foram os estudantes das turmas do segundo ao quinto ano das escolas supracitadas. As atividades tiveram uma proposta lúdica, considerando a faixa etária de cada público-alvo, através de encenações, jogos e recursos audiovisuais. Adicionalmente foi realizada uma oficina para trabalhar os temas propostos com os escolares. Ao final, foi entregue à direção da escola, com o objetivo de reforçar o que foi compreendido na oficina, um material educativo confeccionado pela equipe. Efeitos alcançados: Percebeu-se que as atividades realizadas atenderam às demandas dos escolares, possibilitando e ampliando seus conhecimentos, estimulando a reflexão crítica sobre os temas de forma dialogada e interativa, com a adesão e participação ativa dos mesmos. A experiência também contribuiu para aprofundar os conhecimentos da equipe multiprofissional e professores. Recomendações: A experiência evidenciou a importância dos jovens serem educados corretamente sobre a adoção de hábitos saudáveis. Por isso, a mudança de hábitos que predispõe essa população a agravos torna-se um grande desafio. Outro desafio é a falta de entrosamento da equipe pedagógica da escola nas ações do Projeto Escola.
Palavras-chave
educação em saúde; promoção; escola
Referências
YOKOTA, Renata Tiene de Carvalho et al . Projeto "a escola promovendo hábitos alimentares saudáveis": comparação de duas estratégias de educação nutricional no Distrito Federal, Brasil. Rev. Nutr., Campinas , v. 23, n. 1.2010