Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA FORMAÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM
Dylmara Maria Prudêncio Cavalcante, Francisco Gilberto Fernandes Pereira, Francisco William Matias Rodrigues, Aline Alice Duarte de Sá, Ana Caroline Ximenes Gurgel

Resumo


Introdução: Educação em saúde é um processo educativo dinâmico de construção de conhecimentos em saúde que visa à apropriação temática pela população, tornando-se um conjunto de práticas que contribui para aumentar a autonomia das pessoas no seu cuidado. Sendo objetivos primordiais da prestação de cuidados de enfermagem promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e providenciar um ambiente humano e seguro, a educação em enfermagem deverá preparar os estudantes para esse tipo de cuidados. Objetivo: Conhecer a importância das práticas de educação em saúde na formação de acadêmicos de enfermagem. Metodologia: Estudo descritivo exploratório com abordagem qualitativa, realizado entre agosto a setembro de 2013 em uma Instituição privada de Ensino Superior com acadêmicos de enfermagem. Foram entrevistados 50 alunos, obedecendo aos critérios de saturação de respostas. Os dados foram coletados por entrevista semi-estrutrada, organizados em categorias e analisados conforme a literatura pertinente. Obedeceram-se os princípios éticos da Resolução 466/12. Resultados: Os dados foram agrupados em três categorias: Categoria I: Conceituando Educação em Saúde: A educação em saudade é vista pela maioria dos acadêmicos entrevistados como toda e qualquer forma ou atividade que tem por objetivo final educar, esclarecer, orientar, alertar, prevenir doenças e trocar conhecimentos com a população; Categoria II: Por que praticar educação em saúde? Na junção das opiniões dos acadêmicos, a educação em saúde nos campos de prática, é muito relevante, pois é através da mesma onde se consegue possuir uma melhor troca de experiência entre enfermeiros e pacientes, além de trazer maiores conhecimentos acadêmicos, soluções para prevenções de doenças; Categoria III: Fragilidades/ dificuldades para executar educação em saúde na graduação: As principais fragilidades descritas pelos acadêmicos entrevistados foram: em primeiro lugar, o ambiente onde eles desenvolvem atividades educacionais com o objetivo de promover educação em saúde, seguido de insegurança, falta de experiência e/ou até mesmo falta de amadurecimento em determinados conteúdos conhecimento por parte dos acadêmicos, e a baixa adesão da população leiga. Conclusão: Foi possível compreender como os acadêmicos de enfermagem visam a Educação em saúde tanto no meio acadêmico como profissional, e perceber como as fragilidades descritas prejudicam no momento de educar, seja um indivíduo, grupo ou comunidade.

Palavras-chave


Estudantes de enfermagem; Educação em saúde; Promoção da saúde.

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde (BR). Conselho Nacional de Saúde. Resolução 466/12. Inf Epidemiol SUS, 1996.

Carvalho AAS, Carvalho GS, Rodrigues VMCP. Valores na educação em saúde e a formação profissional. Trab. Educ. Saúde 2012; 10 (3): 527-540.

Cervera DPP, et al. Educação em saúde: percepção dos enfermeiros da atenção básica em Uberaba (MG). Ciênc. saúde coletiva 2011; 16 (1): 1547-1554.

Colomé JS, Oliveira DLLC. Educação em saúde: por quem e para quem? A visão de estudantes de graduação em enfermagem. Texto Contexto Enferm 2012; 21(1):177-184.

Grillo MJC,  et al . Educação em enfermagem e os desafios para a promoção de saúde. Revista Brasileira de Enfermagem 2009;62(1): 117-123.