Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE GINÁSTICA LABORAL E PROMOÇÃO À SAÚDE DOS FUNCIONÁRIOS DA ÁREA DE SAÚDE NA AP 5.3. RIO DE JANEIRO, GERENCIADAS PELA SPDM.
Alex Fernandes Machado, Ricardo Manoel Almeida de Souza, Fábio Henrique Silva Melo, Marcello Barboza de Souza, Carlos Alberto Lírio Avelino

Resumo


Caracterização do Problema: O alto índice de funcionários realizando fisioterapias, reeducação postural, e o alto índice de absenteísmo devido ao mau condicionamento postural e sedentarismo, levou a Associação Paulista Para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), através do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) em conjunto com educadores físicos e fisioterapeutas a implantar o projeto MAIS SAÚDE PRA VOCÊ, que visa orientar e conscientizar os funcionários sobre a importância da promoção da saúde e bem estar no ambiente de trabalho. Fazer com que os funcionários resgatem valores esquecidos pelo corre- corre do dia-a-dia, ou seja, não só tenham ideia de saúde e segurança, mas que também pratiquem hábitos saudáveis e seguros. Descrição da Experiência: A promoção da saúde não deve ser vista como mero cumprimento da legislação, mas sim como a continuidade dos trabalhos voltados para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, onde a lucratividade está na promoção da saúde, aumento da produtividade e na valorização da vida. Dessa forma iniciaram-se atividades como: ginástica laboral, na forma de exercícios físicos e alongamentos realizados no ambiente de trabalho, com a finalidade de condicionamento físico e conscientização corporal; caminhadas mensais, visando despertar o interesse em atividades físicas fora da organização e palestras a título de valorização do funcionário e da saúde ocupacional. Também foram aplicadas avaliações da qualidade de vida segundo o questionário sf-36, avaliação física e avaliação clínica dos colaboradores. Efeitos Alcançados e Recomendações: O projeto MAIS SAÚDE PRA VOCÊ é parte integrante do conjunto mais amplo de iniciativas da SPDM, no campo da preservação da saúde e da integridade física dos trabalhadores, estando articulado com o ciclo PDCA (planejar, fazer, checar e avaliar) que visa uma melhoria contínua do processo e disposto nas demais Leis, Normas Regulamentadoras e Legislações Previdenciárias. Assuntos abordados como, a ergonomia no ambiente de trabalho, a importância da atividade física, a alimentação como fator preventivo de doenças, associados aos benefícios da caminhada como, melhora da circulação, combate a osteoporose e a depressão, até mesmo a prevenção de patologias ligadas ao trabalho, trouxe como resultado a redução considerável do absenteísmo por problemas musculares ligados a postura em apenas seis meses do projeto.

Palavras-chave


GINÁSTICA LABORAL; CAMINHADA; SAÚDE DO TRABALHADOR