Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
O TEATRO COMO ESTRATÉGIA INTERSETORIAL DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE: EM CENA O PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA
Amanda Araújo das Mercês, Estela Maria Leite Meirelles Monteiro, Liliane Kelly Teodosio Santos da Silva, Amanda Castro de Souza, Amanda Carla Borba de Souza Cavalcanti, Ana Caroline Alves da Silva, Aline Marinho Gomes, Rosalia Daniela Medeiros da Silva, Augusto Fernando Santos de Lima

Resumo


Caracterização do problema: As parasitoses intestinais representam a doença mais comum do globo terrestre. Os principais sintomas são cólicas abdominais, vômitos, anemia, perda de peso, fraqueza e cansaço.  Em 2010, foi registrado em Pernambuco, um total de 12.342 casos da doença, sendo 7.783 casos de ascaridíase, 699 de ancilostomíase e 3.860 de trichuríase, segundo dados da Secretária Estadual de Saúde de Pernambuco. Tendo em vista esses números foi realizado no mês de outubro de 2013 em Recife- PE uma ação educativa na prevenção e tratamento da verminose para subsidiar a Campanha nacional de slogan “Hanseníase e Verminoses tem cura. É hora de prevenir e tratar”. A ação foi realizada em escolas públicas municipais em Recife do Distrito V, que não tinham cobertura do Programa Saúde na Família. Descrição da experiência: A intervenção de educação em saúde ocorreu através de uma parceria entre membros do grupo de pesquisa Assistir/Cuidar em Enfermagem- Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)/CNPq e as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde. A intervenção educativa ocorreu sob a técnica teatral, com a participação de 5 acadêmicas de enfermagem com o suporte da professora orientadora e com a presença da Coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE) em Recife. Houveram 3 alunas caracterizadas de vermes (Ascaris, Taenia, Trichuris), uma aluna caracterizada de vermífugo e outra como narradora. Na encenação foi abordado a forma de contaminação e sinais e sintomas, com ênfase na prevenção e tratamento. Efeitos alcançados: A ação educativa constituiu uma estratégia de interação e apreensão do conhecimento pelo envolvimento e motivação gerado pela vivência dos escolares ao assistirem a peça teatral sobre verminose. Recomendações: Diante da experiência intersetorial exitosa é destacado a necessidade de investimentos que subsidiem a continuidade dessas parcerias ensino/serviço/gestão de educação em saúde no cenário escolar explorando o lúdico e a criatividade nas formas de expressão e comunicação na promoção da saúde.

Palavras-chave


Educação em Saúde; Promoção da Saúde;

Referências


Secretária de Saúde do estado de Pernambuco. Projeto Sanar- Doenças Negligenciadas. Disponível em:http://portal.saude.pe.gov.br/programas-e-acoes/controle-de-doencas/projeto-sanar-doencas-negligenciadas/ Acessado em: 9 de novembro de 2013.