Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
LEVANTAMENTO DOS FATORES DE RISCOS OCUPACIONAIS À SAÚDE DOS TRABALHADORES AGENTES DE COMBATE AS ENDEMIAS CONTRA LEISHMANIOSE VISCERAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Louise Conceição Lima, Carla Souza Oliveira Guimarães, Raimundo Mozart Santos da Silva, Débora Macêdo Mariano, Maeli Gomes de Oliveira

Resumo


Caracterização do problema: Este trabalho é um relato de experiência profissional sobre o levantamento dos fatores de riscos ocupacionais à saúde dos trabalhadores agentes de combate as endemias contra leishmaniose visceral, realizado pelos técnicos do setor de Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) do Cerest Feira de Santana-Ba, a partir de uma demanda espontânea. Já que as leishmanioses constituem um crescente problema de saúde pública, não somente no Brasil, onde é considerada uma das endemias de interesse prioritário, faz-se necessário a identificação e análise dos riscos ocupacionais a que estão expostos estes trabalhadores, bem como conhecimento dos efeitos adversos a saúde em razão das condições de risco da atividade de combate a endemias. Descrição da experiência: Os trabalhadores foram acompanhados in locu através de observação direta, no exercício das suas funções em 12/09/2011 e 26/09/2011, onde observou-se todo processo de trabalho, desde a saída do centro de zoonose, a execução do trabalho vivo em ato, até o retorno dos mesmos ao centro. Foram analisadas também as informações do documento de cadastramento, instrumento elaborado pelo Centro Estadual de Saúde do Trabalhador- CESAT e adaptado peIo Cerest-Fsa, prestadas pelos trabalhadores. Através de avaliação qualitativa, evidenciou-se exposição a diversos riscos ocupacionais tais como: ergonômicos, físicos, os de acidente e em especial os riscos químicos. Também foi observado, no tocante aos Equipamentos de Proteção Individual distribuição precária, inadequação ao risco, falta de treinamento, fiscalização e reposição. Efeitos alcançados e recomendações: Foram sinalizadas recomendações de saúde e segurança, baseadas principalmente nas que são preconizadas pelo Ministério da Saúde através das ações integradas de Saúde e Segurança e das que são recomendadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego através das Normas Regulamentadoras, e que ao serem adotadas, objetivam propiciar melhores condições de trabalho e de saúde, adoção de práticas de segurança, comprometimento real da gestão, evitar a maior parte das lesões e doenças ocasionadas ou agravadas pelo trabalho e por fim, eliminar ou minimizar os riscos no local de trabalho.

Palavras-chave


Agente de Combate a Endemias; Fatores de Riscos Ocupacionais; Saúde do Servidor Público.

Referências


BRASIL. Manual de vigilância e controle da leishmaniose visceral. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Brasília, 2006. 120p.

 

COSTA, J. M. L. Epidemiologia das leishmaniose no Brasil. Gazeta Médica da Bahia, vol. 75, n. 1, p.3 -17, 2005.

 

OLIVEIRA, S. E. Agente de Combate a Endemias. Disponível em >www.ifpr.edu.br/pronatec/wp.../Agente-de-Combate-a-Endemias.pdf> Acesso em 18/07/2012.

 

GONTIJO, C. M. F; MELO, M. N. Leishmaniose visceral no Brasil: quadro atual, desafios e perspectivas. Disponível em> http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-790X2004000300011&script=sci_arttext> Acesso em 18/072012.