Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A PRÁTICA DE ENSINO NA COMUNIDADE: ATIVIDADE CURRICULAR INTERDISCIPLINAR DOS CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - CAMPUS DE LAGARTO
Rosiane Dantas Pacheco, Tako Karine Vaccaro, Roberto dos Santos Lacerda, Frederico Leão Pinheiro, Rosangela Fatima de Oliveira Machado, Tales Iury Paz e Albuquerque, Lavinia Teixeira de Aguiar, Glebson Moura

Resumo


Caracterização do problema: Considerando os processos de mudanças no ensino em saúde, a demanda por novas formas de trabalhar o conhecimento no ensino superior e a política do MEC, com a implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais, várias são as Instituições de Ensino Superior que adotaram a metodologia problematizadora. Segundo as diretrizes curriculares nacionais, os projetos pedagógicos dos cursos da área da saúde devem considerar o aluno como sujeito do processo da aprendizagem e apoiado no professor como facilitador e mediador do processo. E os egressos devem ser profissionais generalistas, humanistas, críticos, reflexivos e capazes de atuar em todos os níveis de atenção a saúde com base no rigor científico e intelectual. Descrição da experiência: As Práticas de Ensino na Comunidade (PEC) tem como objetivo provocar nos alunos uma reflexão crítica sobre a realidade da saúde no município de Lagarto, em Sergipe e no Brasil.   Os acadêmicos, divididos em grupos de 15 em média, desenvolvem suas atividades em território delimitado por micro-áreas de abrangência de Unidades de Saúde, mediante convênio entre a Universidade Federal de Sergipe e a Prefeitura Municipal de Lagarto. Metodologicamente, a PEC está orientada pelo modelo problematizador que possibilita a observação das condições de vida e saúde da comunidade, o levantamento de problemas, a teorização, seguido de proposta de hipóteses de solução e aplicação à realidade. Esse modelo segue os princípios do arco de Manguerez, ação-reflexão-ação. A observação ocorre em vários momentos, e permite o alcance de competências relacionadas a ciências sociais, saúde pública e epidemiologia. Efeitos alcançados e recomendações: Nos últimos três anos foram realizadas várias ações educativas em diversos espaços de aprendizagem, construção de mapa dinâmico, analise territorial, pesquisa de campo, oficinas de planejamento e programação local em saúde e oficinas de socialização. Essas práticas permitiram uma maior aproximação da universidade com a comunidade e com o serviço de saúde, assim como um envolvimento da comunidade na busca de estratégia para resolução dos principais problemas. Assim, a universidade cumpre seu papel fomentando a tríade ensino, pesquisa e extensão e os acadêmicos desde o primeiro ano estão sendo sensibilizados quanto aos principais determinantes sociais em saúde e as diversas estratégias de superação.

Palavras-chave


diretrizes curriculares;prática de ensino na comunidade;atenção primária a saúde

Referências


FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

COHN, M. A. Vivências da educação popular na atenção primária a saúde.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Educação em saúde: Planejando as ações educativas teoria e prática: são Paulo: SMS, 2001

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Oficinas de educação em saúde e comunicação. BrasÌlia: Ministério da Saúde: Fundação Nacional de Saúde, 2001.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Caderno de debates: educação popular em saúde. Santa Catarina: Ministério da Saúde: Fundação Nacional de Saúde, s.d.