Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE: VIVÊNCIAS EM SALA DE ESPERA
Miriam Ghidolin, Aldair Weber, Alessandra Regina Muller Germani

Resumo


A partir da Primeira Conferência internacional sobre promoção da saúde de Ottawa, Canadá, (1986) definiu-se promoção da saúde como o processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria de sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle deste processo. A promoção da saúde não é responsabilidade exclusiva do setor saúde, e vai para além de um estilo de vida saudável, na direção de um bem-estar global. Ao pensar na promoção da saúde em atenção básica somos remetidos a educação popular e empoderamento do usuário, por meio da abordagem horizontal, dinâmica e diferenciada dos assuntos com os usuários do sistema de saúde. As atividades de a educação em saúde exigem a participação ativa dos usuários, de forma a fazer com que esses adquiram o conhecimento necessário para recuperação e manutenção de sua saúde. Nessa linha de raciocínio cita-se atividade de sala de espera como estratégia de educação popular em saúde e assim constituindo uma atividade de promoção da saúde dos usuários do sistema. Essa atividade apresenta a união do saber científico e saber popular para construção conjunta do conhecimento. Assim sendo, a sala de espera é um ambiente no qual a população aguarda pelo atendimento de saúde, podendo ser considerado um espaço permeado por medo, angústia, insatisfação e considerado um local importantíssimo para o trabalho de promoção da saúde, podendo diminuir o desgaste físico-emocional. Considerando os aspectos citados e a relevância do trabalho em sala de espera, foi proposto um projeto de demanda espontânea em Santiago do Sul, cidade do oeste de Santa Catarina, com uma população de 1450 habitantes segundo o Plano Municipal de Saúde (2010-2013). Esse projeto contou com as seguintes etapas: reunião para sensibilização dos profissionais; definição do espaço e tempo a ser utilizado para a operacionalização do projeto; e definição de temas, juntamente com enfermeira, psicóloga e agentes comunitárias de saúde; e operacionalização, realização dos encontros e abordagem dos diferentes temas. Foram realizados 4 encontros com os seguintes temas: processo saúde-doença; o que é SUS; qualidade de vida; e alimentação e nutrição saudável. A partir da realização do projeto percebeu-se que essa atividade é de suma importância para promover a aproximação entre profissionais-usuários-sistema de saúde e melhorar a visão que os usuários tem do atendimento de saúde e consequentemente do sistema.

Palavras-chave


Promoção da saúde; participação social; educação

Referências


RODRIGUES et al. Sala de espera: um ambiente para efetivar a educação em saúde. Revista eletrônica de extensão da URI, vol.5, N.7: p.101-106, Maio/2009.

TEIXEIRA, E. R.; VELOSO, R. C.. O grupo em sala de espera: território de práticas e representações em saúde. Texto & Contexto Enfermagem, abril-junho. Vol.15, N.2. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis (SC), Brasil, p. 320-325, 2006.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. The Ottawa charter for health promotion. Geneve: WHO; 1986.