Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A TUBERCULOSE E SUAS IMPLICAÇÕES NO COTIDIANO DE TRABALHO DOS CATADORES DE RECICLÁVEIS
Deyvyd Manoel Condé Andrade, Geilsa Soraia Cavalcanti Valente, Helena Maria Scherlowski Leal David

Resumo


Introdução: As diversas situações de vulnerabilidade social e as condições de vida e trabalho dos grupos humanos têm contribuído para o aumento dos casos de tuberculose (TB) no Brasil. A precariedade dos vínculos de trabalho e a insalubridade dos ambientes de trabalho são fatores de destaque que contribuem para o adoecimento dos catadores de recicláveis, além dos riscos inerentes a este tipo de trabalho. Objetivo: conhecer as representações sociais da tuberculose sob a ótica dos catadores de recicláveis. Métodos: pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva desenvolvida com catadores de materiais recicláveis de duas cooperativas no município de Niterói-RJ. Ocorreu no período de agosto à novembro de 2012. Participaram do estudo 12 catadores, 01 enfermeiro e 03 agentes comunitários de saúde, sendo os dados obtidos através de entrevistas individuais e grupo focal. Utilizou-se a análise de conteúdo categorial temática, tendo como referência a Teoria das Representações Sociais. Resultados: o trabalho foi idealizado a partir de uma investigação realizada in locu de dois casos TB positivos de trabalhadores de uma das cooperativas. Após as ações de vigilância, planejamos e iniciamos os encontros na Unidade. Quatro categorias foram evidenciadas pelo grupo: dificuldades com o tratamento diante da demora e dos efeitos colaterais, o que implica falta ao trabalho e sensação de impotência para o enfrentamento da doença; medo do desemprego, pois sendo a doença contagiosa, isso causa ruídos nas relações de trabalho, seja pela doença em si e/ou pelas faltas ao trabalho; precariedade nas condições de vida e trabalho, o que gera medo da morte por falta de recursos mínimos, como alimentação regular e moradia adequada e o estigma dentro e fora do trabalho, que repercute na autoestima dos catadores. Conclusão: este estudo apresentou alguns desafios encontrados no tratamento da TB em sua relação com as condições de vida e trabalho destes indivíduos, possibilitando compreender, através das falas, como o outro vivencia o problema em seu cotidiano. Entretanto, o planejamento das ações na atenção básica deve contemplar esse grupo de trabalhadores, sinalizando para outras instâncias as questões de ordem social e econômica que estejam implicadas no processo de trabalho dos catadores, ante as suas condições de vida e trabalho.

Palavras-chave


saúde do trabalhador, tuberculose, representações sociais

Referências


1) BUSS, P.M.; PELLEGRINI, A. A saúde e seus determinantes sociais. Physis. 2007, vol.17, n.1, pp. 77-93.

2) Moscovici S. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis: Vozes; 2003.

3) Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica.Manual de recomendações para o controle da tuberculose no Brasil / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2011.284 p

4) ALMEIDA, Jane Rabelo; ELIAS, Elcinéia Tavares; MAGALHAES, Marcos Alves de  and  VIEIRA, Antônio José Dias. Efeito da idade sobre a qualidade de vida e saúde dos catadores de materiais recicláveis de uma associação em Governador Valadares, Minas Gerais, Brasil. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2009, vol.14, n.6, pp. 2169-2179. ISSN 1413-8123.