Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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A CONSTRUÇÃO DE UM ESPAÇO DE EXPRESSÃO DAS RELAÇÕES POR MEIO DE OPOSIÇÕES MUTUAIS: DE FACILITADORES DE EDUCAÇÃO PERMANENTE A ATIVADORES DE PROCESSOS DE MUDANÇA NOS SERVIÇOS DE SAÚDE
Mariana Beatriz Arcuri

Resumo


Caracterização do problema: um contrato de cogestão de 14 unidades de saúde na ESF, entre a FESO, instituição de ensino superior (IES) privada sem fins lucrativos e a Prefeitura do Município de Teresópolis, permitiu desenvolver um projeto de reestruturação da atenção básica que, além de pensar as unidades de saúde por complexos territoriais, previa a atuação de 14 professores da IES como facilitadores de Educação Permanente (EP), realizando reuniões semanais com as equipes da ESF. Estabelecer a Educação Permanente como estratégia de sustentação das equipes promoveu a necessidade da criação de um espaço de encontro capaz de trabalhar permanentemente com os professores-facilitadores, o conceito de EP. Como transformar facilitadores de educação permanente em ativadores de processos de mudança nos serviços? Descrição da experiência: Reuniões semanais com os facilitadores de EP vêm sendo realizadas desde o início do contrato de cogestão (ago 2013). Estabeleceram-se como eixos norteadores das discussões o Cuidado, a Educação e a Gestão em Saúde desejando ampliar a possibilidade de ação dos facilitadores de EP através das vivencias destes encontros. Nestas condições de aproximação, nasceu uma dialética reflexiva que, a partir dos conceitos individuais de EP, das sinergias e conflitos, foi capaz de imaginar novas estratégias de operação das situações reais encontradas nos serviços, gerando semanalmente um criativo conjunto plástico de idéias. Tensões e assimetrias propositivas da ambiência dialógica sem que nenhum elemento dominasse – mutualidade para todos. O objetivo é alcançar uma unidade funcional a partir de uma liberdade cooperativa, com a expressão do que comunica e contamina, porém, não como igualdade mútua e sim equivalência mútua; do que alinhava e tece, do que se tem em comum – em vez daquilo que separa, sem embaçar as cores das diferenças. Efeitos alcançados: O estímulo promovido por esta dinâmica que encerra uma ambiência de escuta, acolhimento e diálogo ao mesmo tempo permissivo ao contraditório, à imaginação e à ousadia, estabelece confiança e capacidade criativa para que a equipe não só seja uma mediadora e facilitadora de reuniões de EP nas unidades de saúde como também se constitua em sujeito de ativação efetiva na transformação das práticas do cuidado.

Palavras-chave


Educação Permanente;

Referências