Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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TESTE DE AVALIAÇÃO DO LETRAMENTO EM SAÚDE - TALES
Valdenir da Silva Oliveira, Luanda Thais Mendonça Santos, Marcus Gomes Bastos, Fernando Antonio Basile Colugnati, Victor da Silva Coelho, Flávia Andrade Rocha, Katiuscia Maria de Almeida Souza, Diego Baumgratz Fortes Pereira, Patrick Cezar Andrade, Guilherme William Marcelino

Resumo


Letramento em Saúde (LS) implica a capacidade de obter, processar e compreender informações e serviços básicos de saúde, necessários para tomar decisões pertinentes sobre sua própria saúde e sobre cuidados médicos. Para tanto, o paciente precisa apresentar competência funcional para usar e interpretar textos, documentos e números. Avaliar o LS  é uma preocupação crescente para os pesquisadores e profissionais de saúde, devido ao acúmulo de evidências associando LS inadequado com desfechos clínicos negativos. Destarte, nosso objetivo primordial é criar e validar o Teste de Avaliação do Letramento em Saúde (TALES), inédito no Brasil (pois avaliará letramento e numeramento). A criação do instrumento TALES é composta de quatro etapas: a) elaboração de um Folheto, contendo informações básicas sobre Doença Renal Crônica (DRC), utilizando linguagem acessível, ilustrações, tabelas, pictogramas, metonímias e facilitação de desenhos técnicos; b) confecção de um banco de dados de 63 itens, distribuídos em 3 níveis de letramento (rudimentar, básico e pleno), baseados na matriz de referência para habilidades do Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional (INAF); c) aplicação de um teste piloto, contendo 18 sentenças de compreensão de leitura e 3 situações-problema envolvendo habilidades numéricas, referentes às informações contidas no Folheto; d) calibração e validação do instrumento, processo através do qual o teste será avaliado em suas propriedades psicométricas, tendo como base conceitual tanto a Teoria Clássica de Testes (TCT), quanto a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Ao disponibilizar um instrumento de triagem que viabilize a ação das equipes de saúde quanto à identificação e posterior intervenção de pacientes em risco potencial de insucesso no tratamento, devido ao LS inadequado, pretende-se minimizar desfechos clínicos desfavoráveis como comorbidades, invalidez e óbito.

Palavras-chave


Letramento funcional em saúde; Educação em saúde; Comunicação; Educação Médica; Relações Interpessoais

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