Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PERCEPÇÃO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE FRENTE À PROMOÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA O VIVER SAUDAVEL EM COMUNIDADES VULNERÁVEIS
Hellen M Goulart de Souza, Mateus Goncalves Lopes, Elizane M. Gomes Pires, Eduardo Sousa Freitas, Daniel Soares Tavares, Lucas Moron, Marielle Kulakowski Obem, Elisa Rucks Megier, Dirce Stein Backes

Resumo


Por meio das múltiplas relações, interações e associações sistêmicas, a enfermagem pode/deve promover a saúde do ser humano de forma integral e articulada com tudo que o cerca1-2. Para tanto, é fundamental que se ampliem estratégias capazes de contribuir para a promoção do viver saudável, sobretudo em comunidades vulneráveis, no sentido de combater as iniquidades sociais. Objetivou-se conhecer estratégias utilizadas pelos agentes comunitários de saúde para a promoção do viver saudável de famílias de uma comunidade vulnerável. Método: Pesquisa exploratório-descritiva, de caráter qualitativo, realizada entre março e maio de 2013, por meio da técnica de grupo focal, com seis Agentes Comunitários de Saúde que atuavam em uma comunidade vulnerável da região central do Estado do Rio Grande do Sul, perfazendo um total de quatro encontros. O projeto foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética do Centro Universitário Franciscano, sob o número 1246. Resultados: Os dados resultaram nos seguintes eixos focais: Oportunidades que potencializam o viver saudável em comunidades vulneráveis: A categoria abordou a relevância da inserção social, sobretudo, por meio do programa Jovem Aprendiz, dos cursos profissionalizantes, das políticas de promoção da saúde, da oferta de emprego, entre outros. A categoria Interveniências que fragilizam o processo de viver saudável apontou fatores que fragilizam o processo de viver saudável como o consumo de drogas lícitas e ilícitas, à falta de segurança pública, à falta de credibilidade no sistema de segurança estadual. A categoria, Estratégias que ampliam a promoção do viver saudável em comunidades vulneráveis, considerou a atuação da ESF, as orientações do profissional enfermeiro. As orientações de práticas saudáveis e o estímulo à autonomia das famílias reforçam as políticas sociais de promoção do viver saudável. Considerações finais: Os resultados demonstram que, mesmo em condições vulneráveis, é possível promover o viver saudável, desde que se tenha políticas publicas emancipatórias e de empoderamento de indivíduos, famílias e comunidades, conjugadas à vontade e interesses políticos e às redes integradas e articuladas de saúde, em sua forma singular e multidimensional.

Palavras-chave


Enfermagem; Programa saúde da Família; Promoção da Saúde

Referências


1 Gepeses. Grupo de Estudos e Pesquisa em Empreendedorismo Social da Enfermagem e Saúde. Validação de um conceito de enfermagem à luz da complexidade. Conceito discutido e validado no grupo de pesquisa, 2011.

2 Erdmann AL, Backes MTS, Backes DS,  Koerich MS,  Baggio MA, Carvalho JN, et al. Gerenciando uma experiência investigativa na promoção do "viver saudável" em um projeto de inclusão social. Texto Contexto Enferm. 2009; 18(2): 369-77.