Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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COLEGIADO DE GESTÃO NAS UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA DA ÁREA DE PLANEJAMENTO 5.3 NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
Gabriela Rego de Almeida Munoz, Vera Joana Bornstein

Resumo


Este estudo visa analisar as práticas utilizadas pelas unidades de Saúde da Família da Área de Planejamento 5.3 (AP), para a construção e implementação da gestão participativa, tendo como referência o enfoque da educação popular. A Prefeitura do Rio de Janeiro lançou o Projeto Saúde Presente em 2009, que marca o início de uma nova fase focalizada na reorganização da atenção primária com a expansão da cobertura pela Estratégia de Saúde da Família (ESF), que teve seu início pela AP 5.3. Em 2011, uma das diretrizes da Secretaria Municipal de Saúde para a atenção primária foi a implantação do colegiado gestor nas unidades básicas. A importância de aprofundar o conhecimento sobre a gestão participativa na perspectiva das equipes de saúde da família se dá pela possibilidade de seu caráter transversal no processo de trabalho em saúde na atenção básica que fortalece a transformação social. Em abril de 2011, foi realizada a Oficina de Formação para Colegiado de Gestão, a fim de formar profissionais das AP para serem facilitadores dos colegiados de gestão no território. No entanto as escassas oportunidades de participação da população na gestão conduz às seguintes indagações: Qual o conhecimento das equipes de saúde da família sobre gestão participativa? Como trabalham a gestão participativa em seu território de abrangência? As equipes reconhecem a Educação Popular como uma ferramenta para alcançar este tipo de gestão? Este trabalho pretende analisar as práticas utilizadas pelas unidades de saúde da família (USF) da AP 5.3 para a construção e implementação da gestão participativa tendo como referência o enfoque da educação popular e como objetivos específicos: identificar o entendimento que os profissionais das equipes de saúde da família possuem sobre gestão participativa na ESF; identificar quais as práticas utilizadas pelas USF da AP 5.3 para implementação da gestão participativa; identificar a existência de colegiados de gestão nas unidades de saúde da família da A.P. 5.3; avaliar a metodologia utilizada nos colegiados gestores locais que estão implantados; levantar as dificuldades e facilidades na implantação do colegiado de gestão nas unidades de saúde e discutir os limites e possibilidades da educação popular como ferramenta para a gestão participativa das equipes e comunidade. Propõe-se como estratégia metodológica o uso da pesquisa qualitativa, utilizando a técnica da história oral. Os sujeitos do estudo serão os profissionais da ESF e representantes dos usuários do território.

Palavras-chave


colegiado gestor, estratégia de saúde da família, educação popular