Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
HANSENÍASE EM FOCO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Izabella Bezerra de Lima Moura, Clélia Albino Simpson, Deyla Moura Ramos Isoldi, Sandy Yasmine Bezerra e Silva, Bruna Rodrigues Monteiro, Mônica Gisele Costa Pinheiro, Cáthia Alessandra Varela Ataide, João Evangelista da Costa, Fernando de Souza Silva, Ana Michele de Farias Cabral

Resumo


Caracterização do problema: A hanseníase é uma doença infectocontagiosa crônica, que se manifesta através de sinais e sintomas dermatoneurológicos, os quais podem provocar deformidades graves, que podem evoluir para incapacidades físicas permanentes. Possui tratamento e cura, entretanto, a maior dificuldade encontrada está em diagnosticá-la precocemente, devido à falta de conhecimento acerca das características da hanseníase. Fato esse que pode ser minimizado através de práticas de educação em saúde. Nesse sentido, estudo objetiva descrever a experiência de discentes do curso de graduação em enfermagem, no desenvolvimento de uma atividade educativa relacionada à hanseníase, durante a XVIII Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura, na UFRN, nos dias 22 e 23 de outubro de 2013. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência com abordagem qualitativa, realizado durante a Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Descrição da experiência: A ação de educação em saúde foi realizada no estande localizado na referida feira de exposições, denominado: “Hanseníase em foco”. O público-alvo foi constituído pelos visitantes do evento. O estande foi subdividido em 4 sessões e a estratégia pedagógica consistiu em breves exposições, utilizando-se de uma linguagem de fácil compreensão, com auxílio de um álbum seriado, cartazes, fotos, medicamentos e ilustrativos que facilitaram a apresentação, estimularam a participação, entendimento e a conscientização dos visitantes. As sessões informavam sobre o que era a doença, transmissão, seus sinais e sintomas, diagnóstico e tratamento e sobre o estigma sofrido pelos portadores. Foi elaborado um jogo educativo para instrumentalizar a prática educativa e avaliar, ao final da visita ao estande, o conhecimento adquirido pelos visitantes sobre a hanseníase. Efeitos alcançados: Sabendo-se que a desinformação da população é o principal desafio encontrado para eliminação da doença e combate ao estigma atribuído a ela, a atividade foi significativa, visto que os visitantes do estande ouviram a respeito da hanseníase e ao final da visita estavam aptos a responder as questões sobre a doença. Recomendações: É imprescindível o desenvolvimento contínuo de práticas de enfermagem, que atuem na educação em saúde como forma de prevenir a hanseníase, impedindo sua cadeia epidemiológica, contribuindo para erradicação da doença.

Palavras-chave


hanseníase; educação em saúde; enfermagem

Referências


1. Simpson CA, Pinheiro MGC, Duarte LMCPS, Silva TMS. Conhecimento de escolares do ensino fundamental quanto à prevenção, Diagnóstico e tratamento da hanseníase. Rev enferm UFPE online. 2011;5(5):1161-167. 2. Ministério da Saúde. Portaria SVS/conjunta nº125/2009. Brasília, DF: O Ministério; 2009.. 3. Costa MD, Terra FS, Costa RD, Lyon S, Costa AMDD, Antunes MF. Assessment of quality of life of patients with leprosy reactional states treated in a dermatology reference center. An. Bras. Dermatol. 2012;87(1):26-35. 4. Silva MCD, Paz EPA. Educação em saúde no programa de controle da hanseníase: a vivência da equipe multiprofissional. Esc Anna Nery Rev Enferm. 2010; 14(2):223-9. 5. Lima HMN, Sauaia N, Neto GTC, Figueiredo PMS. Perfil epidemiológico dos pacientes com hanseníase atendidos em Centro de Saúde em São Luís, MA. Rev Bras Clin Med. 2010; 8(4):323-27.