Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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SEMINÁRIO EM POLÍTICAS PÚBLICAS: UMA CONSTRUÇÃO MULTIPROFISSIONAL SOBRE SEGURIDADE
Melissa Gewehr, Simoni Silva da Silva, Luciana Denize Molino da Rocha, Aline Braido Pereira, Sheila Kocourek

Resumo


Caracterização do problema: Originárias do reconhecimento público dos riscos sociais do trabalho assalariado, as políticas de seguridade ampliam-se a partir do II pós-guerra, como meio de prover proteção social a todos os trabalhadores, inscrevendo-se na pauta dos direitos sociais. Em geral, os sistemas de proteção social são implementados através de ações assistenciais para aqueles impossibilitados de prover o seu sustento por meio do trabalho, para cobertura de riscos do trabalho, nos casos de doenças, acidentes, invalidez e desemprego temporário e para manutenção da renda do trabalho, seja por velhice, morte, suspensão definitiva ou temporária da atividade laboral. Descrição da experiência: na disciplina de políticas públicas, os residentes foram divididos em grupos sendo que no primeiro encontro foi abordado a seguridade social pelos residentes, no período da aula, em cinco etapas. Na primeira etapa foi passado um vídeo, elaborado pelos integrantes, em que diferentes usuários responderam qual a sua compreensão sobre a Constituição de 1988, principalmente ao que tange à seguridade social, sendo possível elencar possíveis dúvidas. Na segunda etapa foi abordado um vídeo com o resumo da constituição, e as respostas dos questionamentos da etapa anterior. Na terceira etapa foi realizado um teatro que contava com um usuário, um médico e um assistente social demonstrando falha da compreensão do usuário sobre as orientações do médico, que utilizava do conhecimento puramente cientifico, com nomenclaturas próprias da área e a fragmentação do cuidado, pois os profissionais de saúde não se comunicavam. Na quarta etapa houveram bilhetes de perguntas e respostas, distribuídos aleatoriamente entre os residentes participantes, em que um ficava com uma pergunta e outro com a resposta, com os principais aspectos da previdência social. Quem estava com a pergunta deveria socializar qual sua compreensão sobre aquela temática para que então o detentor da resposta escrita pudesse fazer a leitura. A quinta etapa, como encerramento, foi a música “Construção” de Chico Buarque, estimulando a reflexão e a consciência crítica. Efeitos alcançados e recomendações: observou-se que houve uma maior compreensão sobre a temática e reflexão da mesma nos serviços de saúde aos quais os residentes estão vinculados. Recomenda-se que haja maior compartilhamento de forma dinâmica da constituição do SUS, visando o empoderamento de cada cidadão.

Palavras-chave


Educação em Saúde ; Sistema Único de Saúde ; internato não médico