Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PROPOSTA DE ASSISTÊNCIA NUTRICIONAL PRÉ-NATAL NA ATENÇÃO BÁSICA
Beatriz Della Lí­bera, Mirian Ribeiro Baião, Denise de Cavalcante Barros, Cláudia Saunders

Resumo


No mundo, cerca de 585 mil mulheres morrem anualmente em decorrência de complicações na gravidez, parto e puerpério. A assistência pré-natal estruturada de forma a atender às necessidades das gestantes é fator primordial para a prevenção e tratamento precoce de enfermidades que podem afetar a integridade do binômio mãe-filho. A eficácia da assistência nutricional durante o pré-natal também tem sido sugerida em decorrência do crescente número de trabalhos que confirmam os benefícios da nutrição adequada sobre o resultado da gestação. No Brasil, o profissional nutricionista, no âmbito da atenção básica, tem o compromisso de atuar, de forma humanizada, integrada e planejada no desenvolvimento das ações de alimentação e nutrição, bem como avaliar a implementação das ações, a medida de seu impacto sobre a situação de saúde da população e participar e contribuir com as atividades de Educação Permanente. Com base nestas atribuições, este estudo tem o propósito de contribuir para o desenvolvimento de um protocolo de assistência nutricional pré-natal a ser validado no âmbito da ESF. O protocolo foi baseado no acompanhamento de gestantes ao longo do pré-natal, por meio de três encontros coletivos, englobando a avaliação nutricional detalhada e o cuidado nutricional, abrangendo temas como a alimentação saudável, importância do ganho de peso, prevenção e tratamento de sinais e sintomas digestivos e intercorrências gestacionais. As consultas foram estruturadas com base na abordagem de questões biopsicossociais, enfatizando o “estar e sentir-se grávida”, as emoções e dificuldades vivenciadas e compartilhamento de experiências com o aleitamento materno. Durante as consultas tem sido utilizado o “Livro Bolsa de Mãe”, elaborado pela equipe com vistas a proporcionar troca de saberes entre os pesquisadores e as gestantes. A partir de resultados parciais do estudo observou-se que, das gestantes que participam do primeiro encontro, a maior parte apresenta boa adesão aos demais. Segundo as mulheres, participar de uma atividade coletiva com outras gestantes, partilhar experiências e vivências e abordar questões relacionadas ao parto e à amamentação foram grandes contribuições do grupo. Pretende-se elaborar e avaliar o impacto do cuidado pré-natal com rotinas de avaliação nutricional de baixo custo, com facilidades metodológicas, visando à melhoria das condições de saúde e nutrição de mulheres e seus filhos e que possa ser reproduzida em diferentes Unidades de Saúde da Família.

Palavras-chave


gestantes; assistência nutricional pré-natal; atenção básica

Referências


World Health Organization (WHO). Multicentre Growth Reference Study Group. WHO Child Growth Standards: Length/height-for-age, weight-for-age, weight-for-length, weight-for-height and body mass index-for-age: Methods and development. Geneva: World Health Organization, 2006 (312 pages).

Chen XK, Wen SW, Yang Q, Walker MM. Adequacy of prenatal care and neonatal mortality in infants born to mothers with and without antenatal high-risk conditions. Aust N Z J Obstet Gynaecol. 2007; 47(2):122 7.

MS (Ministério da Saúde). Pré-natal e Puerpério. Atenção qualificada e humanizada. Manual Técnico. Brasília: MS, 2006.

Rouse, DJ. Potential cost-effectiveness of nutrition interventions to prevent adverse pregnancy outcomes in the developing world. J Nutr 2003; 133(5 Suppl 2):1640S-1644S.

Assis AMO, Santos, SMC, Freitas, MCS, Santos, JM, Silva, MCM. O Programa Saúde da Família: contribuições para uma reflexão sobre a inserção do nutricionista na equipe multidisciplinar. Rev. Nutr. 2002, 15(3):255-266.