Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
ESCOLA PROMOTORA DE SAÚDE NA PRÁTICA DOS EDUCADORES DO PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL
Karla Mayara Florentino Fernandes, Tainnan Vilante e Silva, Ana Cléa Vieira

Resumo


O estudo integra o projeto “Escola Promotora de Saúde - um espaço de atuação do terapeuta ocupacional”, enquanto o artigo detalha um recorte do subprojeto em andamento intitulado “Percepção do professor sobre as repercussões da violência doméstica/comunitária no cotidiano da escola: um enfoque da Terapia Ocupacional”. Objetiva a compreensão das dificuldades mais comuns enfrentadas pelos educadores do programa e seu conhecimento sobre o conceito de escola promotora de saúde. O estudo constitui uma pesquisa de campo, exploratório-descritiva, com pretensão de descrever o fenômeno e realizar análises empíricas e teóricas. Constitui abordagem qualitativa, preocupando-se com aspectos subjetivos. O cenário da pesquisa é uma escola pública, na periferia do município de Fortaleza. Participaram da pesquisa 3 sujeitos, educadores e integrantes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Como método de análise utilizou-se da a análise temática. Os resultados apontam para os problemas relacionados à fragmentação familiar e o desconhecimento do conceito de escola promotora de saúde o que leva a uma prática desviada e incompleta em seus fundamentos já que para se trabalhar mediante o conceito de Escola Promotora de Saúde é preciso entendê-lo, internalizá-lo e praticá-lo. Considerando o tema do envolvimento familiar na vida escolar da criança um elemento imprescindível para evitar o aumento do trabalho infantil e que práticas institucionais são realizadas de modo a instruir e evitar esta crescente é que se chegou à conclusão que estudos e projetos existem, porém ainda faltam profissionais capacitados e cientes de da teoria e de que métodos utilizar em sua prática.

Palavras-chave


promoção da saúde; escola; terapia ocupacional

Referências


BARROS, D. D. et al. El proyecto Metuia em Brasil: ideas y acciones que nos unen. In: KRONENBERG, F. SIMÓ ALGADO, S. POLLARD, N. In: Terapia ocupacional sin fronteras: aprendiendo del espíritu de supervivientes. Buenos Aires. Madrid: Médica Panamericana, 2006. p.392-403

BRANDÃO, Z. et alii. O estado da arte da pesquisa sobre evasão e repetência no ensino de 1º grau no Brasil. In Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 64, nº 147, maio/agosto 1983, p. 38-69.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2006.

______. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. 3. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2010.

______. Ministério da Saúde. Escolas promotoras de saúde: experiências do Brasil / Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2007. ______. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. A promoção da saúde no contexto escolar. Revista de Saúde Pública, v. 36, n. 4, p. 533-535, 2002.

______. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Projeto Promoção da Saúde. As Cartas da Promoção da Saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Políticas de Saúde, Projeto Promoção da Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2002.

______. Ministério da Previdência e Assistência Social. Portaria MPAS n° 2.917, de 12/9/2000, que estabelece as diretrizes e normas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

GOLDIM, J. R. Conselho Nacional de Saúde. Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisas Envolvendo Seres Humanos. Resolução 196/96. Disponível em: <www.ufrgs.br/_ HCPA/ gppg/res19696.htm>. Acesso em: 06 mar. 2012.

LOPES, R. E.; SILVA, C. R. O campo da educação e demandas para a terapia ocupacional no Brasil. Rev. Ter. Ocup. Univ. São Paulo, v.18, n. 3, p. 158-164, set./dez. 2007.

MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho cientifico. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

MATTOS, P.; LINCOLN, C. L. A entrevista não-estruturada como forma de conversação: razões e sugestões para sua análise. Rev. adm. publica; v. 39, n. 4, p. 823-847, jul-ago. 2005.

SOUSA, C. S. Programas de escola promotora de saúde: estudo com profissionais. 2008. Dissertação (Pós- graduação em Psicologia da Saúde), Universidade Metodista de São Paulo. São Paulo, 2009.