Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
NARRATIVAS AUTOBRIOGRÁFICAS DURANTE A FORMAÇÃO INTEGRADA MULTIPROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO E ENSINO DA SAÚDE
Denise Antunes Antunes de Azambuja Zocche

Resumo


Caracterização do problema: A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, por meio de parceria firmada entre o Núcleo de Educação, Avaliação e Produção Pedagógica em Saúde – EducaSaúde (associado à Faculdade de Educação) e o Grupo Hospitalar Conceição – GHC, desenvolve, desde o início do ano de 2012, o curso de ‘Formação Integrada Multiprofissional em Educação e Ensino da Saúde’,  a fim de qualificar o corpo docente ( profissionais da saúde) para atividades de ensino nos cursos técnicos da área da saúde. Descrição da experiência: a turma foi composta, principalmente, por professores que atuam em diferentes cursos técnicos-profissionalizantes que são oferecidos pela Escola Técnica do GHC. Como modalidade pesquisa, e com objetivo de potencializar o processo formativo utilizamos narrativas autobiográficas de formação docente como uma modalidade dos trabalhos de conclusão de curso. Essas narrativas são oriundas das experiências de formação docente ocorridas ao longo do curso de pós- graduação, ou despertadas a partir das vivências como docentes em cursos técnicos da área da saúde. Nesse contexto, produzimos um roteiro de elaboração da narrativa , sendo posteriormente dividida em três seções: experiências de aprendizado onde relata-se como aprendeu, como ensina, como produz a relações com o que vivencia, experiências de ensino onde fala-se como desenvolve a sua prática docente e utiliza o conhecimento no processo de ensino-aprendizaem e experiência de vida desenvolvendo sensações  que marcaram a trajetória e o que leva a permanecer no exercício da docência. Efeitos alcançados: oportunizou a criação de um lugar para que os professores pudessem falar de seus saberes e práticas, permitindo (re) conhecer as ricas experiências desde a sua própria formação básica, até os dias atuais como docentes. Sendo assim, entendemos que torna-se imprescindível que os processos de formação viabilizem espaços para que os professores possam falar e onde suas vozes sejam ouvidas, reconhecidas e legitimadas tanto por seus pares quanto por aqueles responsáveis pela formação docente.Recomendações:utilizar nos programas de formação docente a abordagem de pesquisa biográfica permite o sujeito produzir um conhecimento sobre si, sobre os outros e o cotidiano, revelando-se através da subjetividade, da singularidade das experiências e dos saberes.

Palavras-chave


Formação em saúde, educação, narrativas, educação profissional

Referências


BERTAUX, D. Narrativas de Vida. EDUFRN, 2010. 167 p.

 

BOHLEBER, W. Recordação, trauma e memória coletiva: a luta pela recordação em psicanálise. Rev. Bras. de psicanálise, vol. 41, no 1, p. 154-175, 2007

 

BASTOS, A. Sobre a lembrança: uma abordagem psicanalítica dos limites estruturais da memória. Psicol. Reflex. Crit. Rio de Janeiro, v.12, n.3, 1999.