Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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RECONSTRUINDO A AUTOESTIMA: A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS COM UM GRUPO DE IDOSOS NO INTERIOR DO AMAZONAS
Ricardo Goncalves Martins, Ana Francisca Ferreira da Silva, Vanessa Cristina Lina Teixeira, Rosana Pimentel Correia Moysés, Celsa da Silva Moura Souza, Fábio Francesconi do Valle

Resumo


O “Programa Saúde e Cidadania – Construindo uma Rede Social de Promoção da Saúde” é uma extensão universitária do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina  da Universidade Federal do Amazonas que desenvolve, entre outras, atividades de promoção da saúde e prevenção de doenças em cinco municípios do interior do Amazonas inclusos nos territórios da cidadania. Dentro deste panorama, foram desenvolvidas atividades baseadas em metodologias ativas com grupos focais na comunidade, como o grupo de idosos do município de Silves-AM, que apresentavam a demanda dos cuidados para melhor idade. Este trabalho busca relatar a vivência dos acadêmicos de medicina, residentes multiprofissionais e professores universitários no desenvolvimento de uma atividade de promoção da saúde replicável ao cotidiano do SUS. A equipe desenvolveu uma atividade baseada em um coração de papel vermelho, que era rasgado conforme frases eram ditas simbolizando coisas que provocavam baixa autoestima, como sentimentos de exclusão e afastamento do contexto familiar. Em seguida o grupo fazia uma reflexão sobre estes pensamentos negativos e os idosos eram convidados a reconstruir o mesmo coração com auxílio de cola branca em uma folha de papel, à medida que eram ditas frases positivas, valorizando a terceira idade. Após a colagem, os idosos recebiam miudezas (missangas, fitas coloridas, tinta) e eram convidados a simbolicamente enfeitar os corações agora remendados, a fim de reparar as “cicatrizes” deixadas. Após a dinâmica, a equipe do programa conversava com o grupo que, então, expunha suas experiências e compartilhavam um momento psicoterapêutico. Com base na dinâmica, foi realizada uma discussão sobre os registros psicossociais das vivências boas e ruins no cotidiano e a importância da resiliência no processo de enfrentamento das dificuldades. Somado a isto, a equipe teve a oportunidade de praticar o desenvolvimento de abordagens educativas lúdicas no âmbito da promoção da saúde, assim como, treinar a habilidade para o trabalho com grupos focais. Portanto, o desenvolvimento de atividades de promoção da saúde e prevenção de doenças é recomendado pela facilidade de replicação no dia-a-dia do profissional de saúde em seu local de trabalho, com indicativos de contribuição para o usuário, através da sutileza de ações que intervém preventivamente no processo saúde-doença.

Palavras-chave


Promoção da Saúde; Educação em saúde; Metodologias ativas; Saúde Coletiva

Referências


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