Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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MULTIPLICANDO AS POSSIBILIDADES DE ATUALIZAÇÃO PARA LINHA DE FRENTE DO PNI: PREPARANDO MULTIPLICADORES À DISTÂNCIA
Cristina Maria Vieira da Rocha, Marlene Tavares Barros de Carvalho

Resumo


O PNI sustenta-se na atuação de uma rede de serviços e uma equipe cujo principal ator é o trabalhador da sala de vacinação. Manter a atualização dos que atuam em quase 30 mil salas de vacinas quanto a normas e procedimentos frente às mudanças incorporadas, a introdução de novas vacinas, grupos populacionais e estratégias de vacinação, é um dos grandes desafios da gestão do SUS. O treinamento de pessoal da sala de vacinação (1990), único instrumental sistematizado aplicado até hoje na atualização da prática da vacinação, precisava ser renovado e, em 2008, a coordenação nacional do Programa, diante da expansão, avanços e mudanças, buscou na parceria do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia, estruturar, na modalidade a distância, o Curso de Aperfeiçoamento de Instrutores/Multiplicadores do Treinamento de Pessoal da Sala de Vacinação, entendendo que seria significativo possibilitar a preparação de monitores. A experiência presencial foi colocada nos moldes do ensino a distância, sem perder a característica de trazer para o espaço virtual a prática e a experiência da vacinação e focar na preparação de monitores, significando compromisso que extrapolava o final do curso e a titulação. O curso foi de dezembro/2011 a outubro/2012 (360 horas) para um público de enfermeiros de 10 estados com experiência no PNI e em capacitação. Os 300 matriculados foram distribuídos em 13 grupos, acompanhado por um professor-tutor. Oficinas presenciais envolviam os tutores na discussão de estratégias pedagógicas, avaliação e ajustes no processo. A definição das cinco unidades de aprendizagem tomou como referência a construção de matriz de competências contendo objetivos, conteúdos, habilidades, estratégias pedagógicas, recursos materiais e avaliação. Dentre as estratégias pedagógicas destaque-se o vínculo com o contexto do trabalho mediante levantamento de informações sobre a estrutura do PNI (sala de vacinas e recursos humanos) e as possibilidades de multiplicação junto ao coordenador local. O Manual de Procedimentos foi instrumento de referência e o Manual do Monitor foi objeto de análise, com os alunos contribuindo para a nova edição em revisão pelo PNI. Avaliações da aprendizagem processual e final e do rendimento levaram à aprovação de 60% dos alunos, além da auto-avaliação feita por tutores e alunos. Um segundo curso está em andamento e a proposta se consolida pelo potencial de trazer para a linha de frente, com a rapidez necessária, as atualizações do PNI.

Palavras-chave


imunização, educação, monitoria, PNI

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