Tamanho da fonte:
CÍRCULOS DE CULTURA INTEGRANDO SAÚDE E EDUCAÇÃO NA ESCOLA, UMA AÇÃO INTERSETORIAL NA PROMOÇÃO DA SAÚDE DE ADOLESCENTES ESCOLARES
Resumo
Introdução: A escola é um elemento significativo para a criança e o adolescente porque pode viabilizar situações que possibilitem processo de ensino-aprendizagem para o bem-estar dos mesmos, além de apresentar-se como agente de socialização, exercendo profunda influência no desenvolvimento social dos estudantes. A denominação de Círculo culmina porque todos estão à volta de uma equipe de trabalho, com um animador de debates que participa de uma atividade comum em que todos se ensinam e aprendem, ao mesmo tempo. O presente trabalho é resultado de um projeto de pesquisa intitulado: A educação em saúde como instrumento multiplicador do conhecimento e transformador da percepção de adolescentes escolares em relação a hanseníase. Objetivo: Utilizar a metodologia de círculos de cultura como estratégia educativa na promoção da saúde de adolescentes escolares.. Método: Trata-se de uma pesquisa-ação desenvolvida em uma escola pública de Pernambuco que contou com uma amostra de 26 adolescentes escolares. A metodologia utilizada no desenvolver do projeto foi a de Círculos de Cultura que ocorriam semanalmente, como animadoras dos Círculos participaram graduandas de enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco(UFPE). Cada Círculo de Cultura foi realizado com as seguintes etapas: 1. Conhecimento prévio do grupo; 2. Dinâmica de sensibilização e descontração; 3. Problematização; 4. Fundamentação teórica; 5 Reflexão teórico prática; 6. Elaboração coletiva das respostas; 7. Síntese do que foi vivenciado; 8. Avaliação de cada Círculo. Resultados: Após 5 Círculos de Cultura onde foi trabalhado a temática da hanseníase, os adolescentes criaram uma peça teatral com todo o conhecimento adquirido ao longo dos Círculos. Os resultados obtidos dialogam diretamente com o que se preconiza no Programa Saúde na Escola, que tem por objetivo a promoção da saúde em âmbito escolar. Além disso os adolescentes atuaram como multiplicadores em saúde apresentando-se em outras escolas públicas em parceria com as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde de Pernambuco e a UFPE. Conclusão: O Círculo de Cultura constituiu uma metodologia aplicada de modo eficaz para ações educativas em saúde com adolescentes, desde que esses sejam estimulados e envolvidos na construção do conhecimento em todas as etapas do processo de ensino.
Palavras-chave
Educação em Saúde; Promoção da Saúde; Adolescentes
Referências
Whaley; Wong. Enfermagem pediátrica: elementos essenciais à intervenção efetiva. Editora: Guanabara Koogan. Rio de Janeiro,1999.
Damasceno CF. Educação popular em saúde: intervenção participativa na construção de relações dialógicas entre portadores de diabetes mellitus – adulto (DM2) e profissionais [dissertação]. Fortaleza: Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará; 2003.