Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
CÍRCULOS DE CULTURA INTEGRANDO SAÚDE E EDUCAÇÃO NA ESCOLA, UMA AÇÃO INTERSETORIAL NA PROMOÇÃO DA SAÚDE DE ADOLESCENTES ESCOLARES
Amanda Araújo das Mercês, Estela Maria Leite Meirelles Monteiro, Andrea Freitas de Lima, Liliane Kelly Teodosio Santos da Silva, Amanda Castro de Souza, Amanda Carla Borba de Souza Cavalcanti, Ana Caroline Alves da Silva, Aline Marinho Gomes

Resumo


Introdução: A escola é um elemento significativo para a criança e o adolescente porque pode viabilizar situações que possibilitem processo de ensino-aprendizagem para o bem-estar dos mesmos, além de apresentar-se como agente de socialização, exercendo profunda influência no desenvolvimento social dos estudantes. A denominação de Círculo culmina porque todos estão à volta de uma equipe de trabalho, com um animador de debates que participa de uma atividade comum em que todos se ensinam e aprendem, ao mesmo tempo. O presente trabalho é resultado de um projeto de pesquisa intitulado: A educação em saúde como instrumento multiplicador do conhecimento e transformador da percepção de adolescentes escolares em relação a hanseníase. Objetivo: Utilizar a metodologia de círculos de cultura como estratégia educativa na promoção da saúde de adolescentes escolares.. Método: Trata-se de uma pesquisa-ação desenvolvida em uma escola pública de Pernambuco que contou com uma amostra de 26 adolescentes escolares. A metodologia utilizada no desenvolver do projeto foi a de Círculos de Cultura que ocorriam semanalmente, como animadoras dos Círculos participaram graduandas de enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco(UFPE). Cada Círculo de Cultura foi realizado com as seguintes etapas: 1. Conhecimento prévio do grupo; 2. Dinâmica de sensibilização e descontração; 3. Problematização; 4. Fundamentação teórica; 5 Reflexão teórico prática; 6. Elaboração coletiva das respostas; 7. Síntese do que foi vivenciado; 8. Avaliação de cada Círculo. Resultados: Após 5 Círculos de Cultura onde foi trabalhado a temática da hanseníase, os adolescentes criaram uma peça teatral com todo o conhecimento adquirido ao longo dos Círculos. Os resultados obtidos dialogam diretamente com o que se preconiza no Programa Saúde na Escola, que tem por objetivo a promoção da saúde em âmbito escolar. Além disso os adolescentes atuaram como multiplicadores em saúde apresentando-se em outras escolas públicas em parceria com as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde de Pernambuco e a UFPE. Conclusão: O Círculo de Cultura constituiu uma metodologia aplicada de modo eficaz para ações educativas em saúde com adolescentes, desde que esses sejam estimulados e envolvidos na construção do conhecimento em todas as etapas do processo de ensino.

Palavras-chave


Educação em Saúde; Promoção da Saúde; Adolescentes

Referências


Whaley; Wong. Enfermagem pediátrica: elementos essenciais à intervenção efetiva. Editora: Guanabara Koogan. Rio de Janeiro,1999.

Damasceno CF. Educação popular em saúde: intervenção participativa na construção de relações dialógicas entre portadores de diabetes mellitus – adulto (DM2) e profissionais [dissertação]. Fortaleza: Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará; 2003.