Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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A SALA DE ESPERA: UM ESPAÇO DE EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO À SAÚDE A LUZ DA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR
Ábner Souza Paz, Celsa da Silva Moura Souza, Gesiane Frota de Araujo, Anne Caroline Gomes de Lima

Resumo


Com a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), novas estratégias foram criadas e implementadas visando a criar políticas que atendam à visão da saúde como uma dimensão de qualidade de vida e não simplesmente de ausência de doença. A Atenção Básica, dentre todos os cenários em saúde, é um contexto privilegiado para o desenvolvimento de práticas educativas em saúde, pois esses serviços são caracterizados pela maior proximidade com a população, com ênfase nas ações de proteção e promoção da saúde. Assim, considerando as necessidades dos usuários, a sala de espera tem a finalidade de garantir um cuidado humanizado, promovendo a aproximação cada vez maior entre a população e os serviços de saúde. A sala de espera é o lugar onde os usuários aguardam o atendimento dos profissionais de saúde, é um território dinâmico, onde ocorre mobilização de diferentes pessoas a espera de um atendimento de saúde. Objetivos: Desenvolver ações de práticas educativas em saúde com pacientes da sala de espera de uma Unidade Básica de Saúde dentro da Policlínica Enf. Ivone Lima dos Santos na cidade de Manaus/Amazonas. Metodologia: A partir da inserção do PACE/UFAM os alunos da residência multiprofissional em saúde do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), selecionados para participar do projeto proposto foram inseridos na Unidade Básica de Saúde 017, situada dentro da Policlínica Enfermeira Ivone Lima, no bairro Coroado, Conjunto Ouro Verde na cidade de Manaus, Amazonas. O objetivo do trabalho foi realizar uma prática de educação em saúde. A primeira ação realizada foi o reconhecimento da área e da unidade observando as especialidades atendidas e as necessidades da população atendida nesta unidade, com posterior descrição das observações. Foram coletados dados de 100% de toda a população que assistiram os temas. O método utilizado foi a metodologia ativa, pela qual a “solução de problemas” foi a escolhida. Todos os dados coletados dos ouvintes foi anotado, por um residente estabelecido para isso, e em seguida será feito a analise das respostas, para obtenção da percepção dessas pessoas. Durante as apresentações utilizando as metodologias ativas no espaço “sala de espera”, obtivemos vários relatos de experiências relacionados com o assunto de cada dia. Assim, a sala de espera como estratégia de educação em saúde oportunizou, na experiência aqui relatada, a aproximação do usuário da atenção básica com o serviço, tornando-o protagonista de seu processo saúde-doença, ao mesmo tempo em que contribuiu para orientá-lo em relação à sua corresponsabilidade. Atividades em sala de espera viabilizam, assim, a atuação do Residente Multiprofissional como educador em saúde, efetivando o cuidar na saúde coletiva, por meio da educação participativa, em que usuários, familiares e profissionais trabalham juntos para proteger, promover e recuperar a saúde.

Palavras-chave


ACOLHIMENTO; SALA DE ESPERA;EDUCAÇÃO EM SAÚDE.

Referências


1-Rodrigues AD, Dallanora CR, Rosa J, Germani ARM. Sala de espera: uma ambiente para efetivar a educação em saúde.Vivências. 2009; 5(7): 101-6

 

2-Vasconcelos EM. Educação popular e a atenção à saúde da família. São Paulo: Hucitec; 1999.

 

3-Teixeira ER, Veloso RC. O grupo em sala de espera: território de práticas e representações em saúde. Texto contexto– Enferm. 2006; 15(2): 320-5.