Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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FORMAÇÃO DE PROMOTORES POPULARES EM SAÚDE – O CASO DA ESCOLA DE URUGUAIANA
Alexandre Gamba Menezes

Resumo


Caracterização do problema: A Formação de promotores Populares em Saúde se justifica pela necessidade de potencializar a participação dos Movimentos Sociais nos espaços de pensar a Saúde a partir dos conhecimentos e práticas da Educação Popular; tem o potencial de promover o fortalecimento do Controle Social e a formação de trabalhadores na perspectiva de garantir o acesso, a promoção e a prevenção em saúde de populações e grupos específicos, tais como: Comunidades de Terreiros, Quilombolas, Indígenas, LGBTT e moradores de periferias dos grandes centros urbanos do Estado. A formação dos educadores populares em saúde deve ter como objetivos específicos: Diagnosticar necessidades em saúde demandadas pelas realidades locais década grupo populacional: Comunidades de Terreiros, Quilombolas, Indígenas, LGBTT e moradores de periferias dos grandes centros urbanos do Estado; Constituir redes e fóruns de formação em saúde qualificando a atuação do Controle Social de Comunidades de Terreiros, Quilombolas, Indígenas, LGBTT e moradores de periferias dos grandes centros urbanos do Estado; Elaborar relatórios que descrevam dificuldades e necessidades locais, bem como apontem estratégias para a resolução de problemas e para a qualificação da atenção à saúde de Comunidades de Terreiros, Quilombolas, Indígenas, LGBTT e moradores de periferias dos grandes centros urbanos do Estado; Potencializar a metodologia da Educação Popular na formação de Gestores, Trabalhadores, Conselheiros de Saúde, Lideranças de Movimentos Sociais em saúde; Promover e incentivar a participação no Controle Social. Efeitos alcançados: A formação dos promotores populares de saúde de Uruguaiana atingiu plenamente os seus objetivos uma vez que propiciou que os atores conhecessem verdadeiramente o Sistema Único de Saúde, seus direitos e deveres principalmente no que tange ao mapeamento das demandas locais/comunitárias e de como a população pode através de projetos e ações de controle social melhorar as condições de vida do povo,propor soluções inovadoras em saúde e acima de tudo repolitizar o SUS através de debates, maior participação nos conselhos municipais de saúde e acima de tudo elaborar propostas e relatórios que realmente possam constituir moções importantes nas conferências de saúde. Assim entendemos que a relação Gestão/Ensino/Controle Social e Usuário ficou contemplada com esta ação, onde entendemos que muitos participantes dão pouca atenção ao tema participação Social em Saúde, e que estes processos formativos dialogam com ações significativas para o SUS. Recomendações: A experiência da escola deformação de promotores populares em saúde em Uruguaiana permitiu que recomendemos essa como uma iniciativa válida enquanto processo de educação popular em saúde.

Palavras-chave


Educação Popular; Controle Social; Educação em Saúde

Referências