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O TEATRO COMO ESTRATÉGIA DE CONSTRUÇÃO E DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE HANSENÍASE
Resumo
Caracterização do problema: A hanseníase é uma endemia de grande importância para a saúde pública, por seu alto poder incapacitante e por caracterizar-se como uma doença negligenciada. O Brasil apresenta-se como o único país da América Latina onde a hanseníase ainda não foi erradicada, tendo sido notificados 33.303 novos casos no último ano (2012), segundo dados Sinan/SVS-MS. O Projeto de Educação em Saúde na Escola, desenvolvido pelos alunos da Universidade Federal de Pernambuco, surgiu com o objetivo de estimular a criatividade dos alunos como estratégia de construção e disseminação de conhecimentos sobre hanseníase. Descrição da experiência: O projeto foi desenvolvido na Escola Municipal Timbi, no município de Camaragibe – PE, com um grupo de 26 alunos, da 7ª e 8ª séries. Primeiramente os alunos passaram por um processo de aprendizagem abordando: causa, sinais e sintomas, diagnóstico, transmissão, tratamento e condições psicossociais. Posteriormente, os alunos reuniram-se e decidiram utilizar a técnica teatral como veículo para suas atuações enquanto multiplicadores. A partir dessa ideia construíram um texto cênico retratando uma situação de preconceito vivida por uma adolescente com hanseníase, sendo ainda produtores dos cenários nos quais a trama se desenvolvia. Os alunos se caracterizaram assumindo a identidade dos personagens, enriquecendo e motivando a apreensão dos conhecimentos abordados, visando a superação de mitos e estigmas, por uma postura crítica e reflexiva em relação à problemática vivenciada pelo indivíduo com hanseníase. Houve um momento de culminância na própria escola com a presença de país e professores, além de contarem, ainda, com a presença da coordenadora do Programa Saúde na Escola e em seguida, mediante uma campanha educativa em saúde, foram convidados a reproduzirem a peça teatral em outras escolas. Efeitos alcançados: O teatro como estratégia de construção e disseminação de conhecimentos sobre Hanseníase por escolares mostrou-se bastante eficaz e interessante, uma vez que o acesso à informação e os meios de comunicação, principalmente redes sociais, estão mais direcionados para esse público, além da facilidade expressa pelos mesmos no processo de ensino-aprendizagem. Recomendações: Diante do sucesso obtido nessa primeira experiência, verifica-se a importância da promoção de mais iniciativas intersetoriais que levem a saúde para o meio escolar.
Palavras-chave
educação em saúde; promoção da saúde; hanseníase
Referências
Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Fonte: Sinan/SVS-MS; Tabela elaborada pela CGHDE/DEVIT/SVS-MS disponíveis em 24/04/2013. Indicadores epidemiológicos e operacionais de hanseníase Brasil 2001 – 2012. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/arquivos/pdf/2013/Jul/16/tab_geral_indicadores_operacionais_epi_2001_2012.pdf