Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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O TEATRO COMO ESTRATÉGIA DE CONSTRUÇÃO E DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE HANSENÍASE
Liliane Kelly Teodosio Santos da Silva, Estela Maria Leite Meirelles Monteiro, Amanda Araújo das Mercês, Augusto Fernando Santos de Lima, Amanda Castro de Souza, Andréa Freitas de Lima

Resumo


Caracterização do problema: A hanseníase é uma endemia de grande importância para a saúde pública, por seu alto poder incapacitante e por caracterizar-se como uma doença negligenciada. O Brasil apresenta-se como o único país da América Latina onde a hanseníase ainda não foi erradicada, tendo sido notificados 33.303 novos casos no último ano (2012), segundo dados Sinan/SVS-MS. O Projeto de Educação em Saúde na Escola, desenvolvido pelos alunos da Universidade Federal de Pernambuco, surgiu com o objetivo de estimular a criatividade dos alunos como estratégia de construção e disseminação de conhecimentos sobre hanseníase. Descrição da experiência: O projeto foi desenvolvido na Escola Municipal Timbi, no município de Camaragibe – PE, com um grupo de 26 alunos, da 7ª e 8ª séries. Primeiramente os alunos passaram por um processo de aprendizagem abordando: causa, sinais e sintomas, diagnóstico, transmissão, tratamento e condições psicossociais. Posteriormente, os alunos reuniram-se e decidiram utilizar a técnica teatral como veículo para suas atuações enquanto multiplicadores. A partir dessa ideia construíram um texto cênico retratando uma situação de preconceito vivida por uma adolescente com hanseníase, sendo ainda produtores dos cenários nos quais a trama se desenvolvia. Os alunos se caracterizaram assumindo a identidade dos personagens, enriquecendo e motivando a apreensão dos conhecimentos abordados, visando a superação de mitos e estigmas, por uma postura crítica e reflexiva em relação à problemática vivenciada pelo indivíduo com hanseníase. Houve um momento de culminância na própria escola com a presença de país e professores, além de contarem, ainda, com a presença da coordenadora do Programa Saúde na Escola e em seguida, mediante uma campanha educativa em saúde, foram convidados a reproduzirem a peça teatral em outras escolas. Efeitos alcançados: O teatro como estratégia de construção e disseminação de conhecimentos sobre Hanseníase por escolares mostrou-se bastante eficaz e interessante, uma vez que o acesso à informação e os meios de comunicação, principalmente redes sociais, estão mais direcionados para esse público, além da facilidade expressa pelos mesmos no processo de ensino-aprendizagem. Recomendações: Diante do sucesso obtido nessa primeira experiência, verifica-se a importância da promoção de mais iniciativas intersetoriais que levem a saúde para o meio escolar.

Palavras-chave


educação em saúde; promoção da saúde; hanseníase

Referências


Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Fonte: Sinan/SVS-MS; Tabela elaborada pela CGHDE/DEVIT/SVS-MS disponíveis em 24/04/2013. Indicadores epidemiológicos e operacionais de hanseníase Brasil 2001 – 2012. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/arquivos/pdf/2013/Jul/16/tab_geral_indicadores_operacionais_epi_2001_2012.pdf