Tamanho da fonte:
PORTFÓLIO: UMA METODOLOGIA NA INTEGRAÇÃO TEORIA-PRÁTICA NA DISCIPLINA DE INTEGRAÇÃO SERVIÇO ENSINO E COMUNIDADE DO CURSO DE MEDICINA
Resumo
Caracterização do problema: As metodologias de ensino atual quebram antigos paradigmas da educação verticalizada e na construção engessada do saber. Dentro desse contexto, as propostas de fortalecimento da atenção primária a saúde tem provocado estruturações curriculares nos cursos de graduação que tem exacerbado efetiva ação fundamentada pelos princípios da Estratégia Saúde da Família - ESF e do Sistema Único de Saúde – SUS. A utilização de novas ferramentas de ensino tem caracterizado esse momento de profundas mudanças estruturais; nessa perspectiva, surge o Portfolio acadêmico como um instrumento que propicia reflexões após uma conduta prática, e realiza revisão bibliográfica sobre assuntos pertinentes durante o atendimento, um tipo de diário para discussão da atividade prática exercida. Descrição da experiência: Durante toda a prática acadêmica comunitária de uma determinada universidade do município de Fortaleza foi introduzido o uso do diário de campo-Portfolio como ferramenta de discussão e avaliação do aprendizado vivenciado na atenção primária, nele os alunos devem redigir o relato das atividades realizadas relacionando-as com embasamento teórico – contendo referencias bibliográficas – e também reflexões acerca das experiências obtidas e das suas percepções em torno do que ocorre durante as atividades. Efeitos alcançados: Durante uma vivência em atenção primária muita casos de especialidades diferentes são abordados, portanto é imprescindível uma boa reflexão sobre a postura abordada diante de cada situação. Dessa forma, os alunos conseguem transmitir ao seu docente o que algumas vezes não relatariam oralmente, estabelecendo uma comunicação precisa que externa a visão crítico-reflexiva da pratica vivenciada. O uso do portfólio influencia no armazenamento de dados importantes de algumas consultas para uma possível revisão de casos raros em uma necessidade futura incentivando o estudante a dar uma melhor atenção ao caso abordado. Recomendações: A utilização desta ferramenta tem gerado uma experiência positiva na construção acadêmica desses futuros médicos que passaram a visualizar cada portfólio como uma criação única, com linguagens distintas, reflexões críticas e significativas do seu aprendizado e da sua vivência com a atividade prática. Esta avaliação tem ganhado uma grande adesão por parte dos alunos que referem expressar melhor suas percepções e experiências vivenciadas na atenção primária a saúde.
Palavras-chave
Educação médica; Sistema Único de Saúde, Aprendizagem
Referências
VIEIRA, Vânia Maria de Oliveira. Portfólio: uma proposta de avaliação como reconstrução do processo de aprendizagem. Psicol. Esc. Educ. (Impr.), Campinas , v. 6, n. 2, dez. 2002 .
SILVA, Roseli Ferreira; FRANCISCO, Marcos Antonio. Portfólio reflexivo: uma estratégia para a formação em medicina. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro , v. 33, n. 4, dez. 2009 .
BATISTA, Nildo et al . Problem-solving approach in the training of healthcare professionals. Rev. Saúde Pública, São Paulo , v. 39, n. 2, Apr. 2005 .