Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PORTFÓLIO: UMA METODOLOGIA NA INTEGRAÇÃO TEORIA-PRÁTICA NA DISCIPLINA DE INTEGRAÇÃO SERVIÇO ENSINO E COMUNIDADE DO CURSO DE MEDICINA
Daniel Victor Lima de Araujo, Joseane Marques Fernandes, Aline Mota Alves, Ana Carolina Vasconcelos Moreira, Allana Mayara Fernandes Moreira, Bruno Leite Cabral, Bruno Furtado Lima, Bernardo Pinto Freitas, Clayton Freire Melo Filho, Clarice Diogenes Pinheiro, Carlos Henrique Vieira Lopes, Bruna Santos Ximenes, Danielle Cristina Chaves Farias, Danilo Gonçalves Nobrega

Resumo


Caracterização do problema: As metodologias de ensino atual quebram antigos paradigmas da educação verticalizada e na construção engessada do saber. Dentro desse contexto, as propostas de fortalecimento da atenção primária a saúde tem provocado estruturações curriculares nos cursos de graduação que tem exacerbado efetiva ação fundamentada pelos princípios da Estratégia Saúde da Família - ESF e do Sistema Único de Saúde – SUS. A utilização de novas ferramentas de ensino tem caracterizado esse momento de profundas mudanças estruturais; nessa perspectiva, surge o Portfolio acadêmico como um instrumento que propicia reflexões após uma conduta prática, e realiza revisão bibliográfica sobre assuntos pertinentes durante o atendimento, um tipo de diário para discussão da atividade prática exercida. Descrição da experiência: Durante toda a prática acadêmica comunitária de uma determinada universidade do município de Fortaleza foi introduzido o uso do diário de campo-Portfolio como ferramenta de discussão e avaliação do aprendizado vivenciado na atenção primária, nele os alunos devem redigir o relato das atividades realizadas relacionando-as com embasamento teórico – contendo referencias bibliográficas – e também reflexões acerca das experiências obtidas e das suas percepções em torno do que ocorre durante as atividades. Efeitos alcançados: Durante uma vivência em atenção primária muita casos de especialidades diferentes são abordados, portanto é imprescindível uma boa reflexão sobre a postura abordada diante de cada situação. Dessa forma, os alunos conseguem transmitir ao seu docente o que algumas vezes não relatariam oralmente, estabelecendo uma comunicação precisa que externa a visão crítico-reflexiva da pratica vivenciada. O uso do portfólio influencia no armazenamento de dados importantes de algumas consultas para uma possível revisão de casos raros em uma necessidade futura incentivando o estudante a dar uma melhor atenção ao caso abordado. Recomendações: A utilização desta ferramenta tem gerado uma experiência positiva na construção acadêmica desses futuros médicos que passaram a visualizar cada portfólio como uma criação única, com linguagens distintas, reflexões críticas e significativas do seu aprendizado e da sua vivência com a atividade prática. Esta avaliação tem ganhado uma grande adesão por parte dos alunos que referem expressar melhor suas percepções e experiências vivenciadas na atenção primária a saúde.

Palavras-chave


Educação médica; Sistema Único de Saúde, Aprendizagem

Referências


VIEIRA, Vânia Maria de Oliveira. Portfólio: uma proposta de avaliação como reconstrução do processo de aprendizagem. Psicol. Esc. Educ. (Impr.),  Campinas ,  v. 6, n. 2, dez.  2002 .


SILVA, Roseli Ferreira; FRANCISCO, Marcos Antonio. Portfólio reflexivo: uma estratégia para a formação em medicina. Rev. bras. educ. med.,  Rio de Janeiro ,  v. 33, n. 4, dez.  2009 .

BATISTA, Nildo et al . Problem-solving approach in the training of healthcare professionals. Rev. Saúde Pública,  São Paulo ,  v. 39, n. 2, Apr.  2005 .