Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
REDES DE ATENÇÃO EM VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA NA FORMAÇÃO DE ACADÊMICOS DA UFMS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Taise Namie Nakata, Leonardo Pereira de Moura, Willian Seiji Yamauchi, Aline dos Santos Gasparetto, Rosimar Dias Ribeiro, Silvana Alves do Espírito Santo, Raquel Cordeiro Ricci, Isabella Beatriz Gonçalves Lemes, Alex Sander Cardoso de Souza Vieira, Igor Evangelista Ribeiro, Alessandra Nikitenko Braga, Dâmillie Catharine Monteiro Gardim, Everton Ferreira Lemos Ferreira Lemos, Sandra Maria do Valle Leone, Angelita Fernandes Druzian, Márcia Maria Ferrairo Janini Dal Fabbro, Anamaria Mello Miranda Paniago, Nataly da Cruz Serejo Barbosa

Resumo


Caracterização do problema: O PET-Saúde visa à integração entre alunos dos cursos da saúde e a orientação para a formação profissional, a fim de que se tornem profissionais competentes de acordo com as necessidades do SUS. A vivência nos cenários práticos do programa é fundamental para o aprendizado dos acadêmicos, pois propicia uma formação flexível e facilitadora da integração ensino-serviço. A troca de conhecimentos e as experiências dos tutores, preceptores e alunos são de grande valia na formação de profissionais que trabalham em equipe. Descrição da experiência: O PET Vigilância integra os cursos de medicina, enfermagem e odontologia, sendo seis bolsistas e cinco voluntários. As atividades do grupo ocorrem semanalmente, com discussão de atividades de duas horas. Além disso, o cenário prático de quatro horas semanais ocorre em uma rede que envolve: rede terciária dentro do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia, âmbito central da Secretaria da Saúde, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Unidade Básica de Saúde (UBS). O estudante vivencia o gerenciamento dos sistemas de informação, a coleta de dados para projetos de pesquisa, a busca ativa de casos de doenças de notificação compulsória em rede hospitalar e a investigação epidemiológica de casos em UPA e UBS. Isso torna possível a consolidação da visão de redes de atenção em vigilância em saúde. Efeitos alcançados: O conhecimento adquirido com o programa é um diferencial para os alunos na área da saúde. Tradicionalmente, a formação acadêmica é hospitalocêntrica e essa experiência permite a inserção dos alunos nas atividades de cada profissão em cenários na atenção básica. Os alunos, dificilmente, passam em serviços de gerenciamento e programação de atividades para as unidades básicas. Dessa forma, o projeto trabalha a rede de vigilância epidemiológica em diferentes níveis de atenção. Recomendações: É necessário propiciar aos estudantes uma vivência em serviço, com a finalidade de favorecer a integração entre as profissões. Os cenários de prática propostos pelo PET Vigilância propicia uma visão de trabalho em rede e une o processo de trabalho do hospital, numa rede integrada, com a atenção básica.

Palavras-chave


Atenção Básica; Relações Interprofissionais; Saúde Pública

Referências


Edital Pró-Saúde e Pet-Saúde. Disponível em: <http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/2j_apresentacao_nov2011.pdf> Acesso em: 20 nov. 2013.

Guia de Vigilância Epidemiológica. Disponível em: <http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/gve_7ed_web_atual.pdf> Acesso em: 20 nov. 2013.