Tamanho da fonte:
REDES DE ATENÇÃO EM VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA NA FORMAÇÃO DE ACADÊMICOS DA UFMS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Caracterização do problema: O PET-Saúde visa à integração entre alunos dos cursos da saúde e a orientação para a formação profissional, a fim de que se tornem profissionais competentes de acordo com as necessidades do SUS. A vivência nos cenários práticos do programa é fundamental para o aprendizado dos acadêmicos, pois propicia uma formação flexível e facilitadora da integração ensino-serviço. A troca de conhecimentos e as experiências dos tutores, preceptores e alunos são de grande valia na formação de profissionais que trabalham em equipe. Descrição da experiência: O PET Vigilância integra os cursos de medicina, enfermagem e odontologia, sendo seis bolsistas e cinco voluntários. As atividades do grupo ocorrem semanalmente, com discussão de atividades de duas horas. Além disso, o cenário prático de quatro horas semanais ocorre em uma rede que envolve: rede terciária dentro do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia, âmbito central da Secretaria da Saúde, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Unidade Básica de Saúde (UBS). O estudante vivencia o gerenciamento dos sistemas de informação, a coleta de dados para projetos de pesquisa, a busca ativa de casos de doenças de notificação compulsória em rede hospitalar e a investigação epidemiológica de casos em UPA e UBS. Isso torna possível a consolidação da visão de redes de atenção em vigilância em saúde. Efeitos alcançados: O conhecimento adquirido com o programa é um diferencial para os alunos na área da saúde. Tradicionalmente, a formação acadêmica é hospitalocêntrica e essa experiência permite a inserção dos alunos nas atividades de cada profissão em cenários na atenção básica. Os alunos, dificilmente, passam em serviços de gerenciamento e programação de atividades para as unidades básicas. Dessa forma, o projeto trabalha a rede de vigilância epidemiológica em diferentes níveis de atenção. Recomendações: É necessário propiciar aos estudantes uma vivência em serviço, com a finalidade de favorecer a integração entre as profissões. Os cenários de prática propostos pelo PET Vigilância propicia uma visão de trabalho em rede e une o processo de trabalho do hospital, numa rede integrada, com a atenção básica.
Palavras-chave
Atenção Básica; Relações Interprofissionais; Saúde Pública
Referências
Edital Pró-Saúde e Pet-Saúde. Disponível em: <http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/2j_apresentacao_nov2011.pdf> Acesso em: 20 nov. 2013.
Guia de Vigilância Epidemiológica. Disponível em: <http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/gve_7ed_web_atual.pdf> Acesso em: 20 nov. 2013.