Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
DIAGNÓSTICO E MONITORAMENTO DA SITUAÇÃO NUTRICIONAL DA POPULAÇÃO IDOSA EM UM MUNICÍPIO DA MACRO-REGIÃO DE PICOS - PI
Anael Queirós Silva, Átila Chagas de Araújo, Emanuelli Cordeiro Andrade, Pricilla Bryna Moreira Sousa, Leiliana Solon Saraiva Cipriano, Maria Rosiane de Moura Santos

Resumo


Introdução: A manutenção de um estado nutricional adequado na pessoa idosa é tarefa árdua, frente às doenças crônicas, à associação do uso de medicamentos, às modificações fisiológicas inerentes à idade que interferem no apetite, no consumo e na absorção de nutrientes, e às questões sociais e econômicas que muito prejudicam a prática para a conquista de uma alimentação saudável. Objetivos: A pesquisa objetivou descrever o perfil nutricional de idosos atendidos na atenção básica e propor o monitoramento da situação nutricional da população idosa no município de São João da Canabrava, na macro-região de Picos-PI. Método: Foram investigados 237 indivíduos que procuravam o serviço da Unidade Básica de Saúde deste município por algum motivo de saúde, de ambos os sexos, sendo excluídos os indivíduos com idade inferior a 60 anos ou algum tipo de limitação física, que interferisse negativamente na coleta de Dados Antropométricos. A avaliação do estado nutricional foi realizada por meio da aferição peso (kg) e estatura (cm). Os idosos foram pesados em pé, descalços, com o mínimo de vestuário, utilizando-se balança eletrônica digital portátil (SOEHNLE®), com capacidade de 150kg e sensibilidade de 100g. A estatura foi medida, utilizando-se um estadiômetro portátil, de 2 metros e graduado em décimos de cm. Os dados foram tabulados no Programa de Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN). Resultados: Do total de 237 idosos pesquisados, 58,7% eram do sexo feminino e 41,3% do sexo masculino. O sexo feminino apresentou baixo peso (19,4%), eutrofia (28,8%), sobrepeso (51,8%). Já o sexo masculino apresentou baixo peso (20,4%), eutrofia (49,0%), sobrepeso (30,6%). Conclusão: Este estudo demonstrou a importância das informações coletadas sobre o estado nutricional de idosos, indicando a necessidade de ações efetivas no controle do agravo à saúde, assim como atuação do município na proteção, prevenção e na recuperação da saúde [3]. Diante dos resultados apresentados, faz-se necessária a obtenção de novas informações nutricionais, a partir de levantamentos antropométricos populacionais periódicos, questionário sobre o consumo alimentar e da coleta sistemática e contínua de dados provenientes dos serviços de saúde, para que se possam estabelecer práticas de monitoramento nutricional e direcionar intervenções mais adequadas.

Palavras-chave


, IMC, Dados Antropométricos

Referências


[1] BASSLER, Thais Carolina; LEI, Doris Lucia Martini. Diagnóstico e monitoramento da situação nutricional da população idosa em município da região metropolitana de Curitiba (PR). Revista de Nutrição, Campinas, v. 21, n. 3, June 2008.

[2] FERREIRA, Ana C.D. BARICHELLO, Greice B. SILVA, Vanuska L. EL-KIK, Raquel M. Comparação entre métodos de avaliação do estado nutricional em idosos hospitalizados. Rio Grande do Sul, Brasil, 2010.

[3] GUEDES, Ana Carolina Bastos; GAMA, Carolina Rebêlo; TIUSSI, Adriani Cristini Rosa. Avaliação nutricional subjetiva do idoso: Avaliação Subjetiva Global (ASG) versus Mini Avaliação Nutricional (MAN®). Brasília, 2008.