Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
AS ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E A PROMOÇÃO DE PRÁTICAS ALIMENTARES E ESTILOS DE VIDA SAUDÁVEIS
Miriam Ghidolin, Aldair Weber, Alessandra Regina Muller Germani

Resumo


Considerando as modificações no cenário atual da saúde e pensando na consolidação dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde, foi elaborado um projeto de iniciação científica aprovado pelo edital n.º 262/UFFS/2012 com vigência de março de 2013 a março de 2014, intitulado “Reflexão crítica acerca das atividades de educação em saúde desenvolvidas nos municípios pertencentes à SDR – Maravilha tendo em vista a promoção de práticas alimentares e estilos de vida saudáveis”. O referido projeto objetiva analisar as atividades de educação em saúde tendo em vista a promoção de práticas alimentares e estilo de vida saudáveis, elencadas nos Planos de Saúde dos municípios pertencentes à SDR – Maravilha, tal como preconiza a Política Nacional de Alimentação e Nutrição. Além de identificar as estratégias educacionais vem sendo utilizadas pelos municípios; conhecer os atores envolvidos na operacionalização das atividades de educação em saúde; relacionar as atividades educacionais com as diretrizes da Política Nacional de Alimentação e Nutrição. A pesquisa é realizada a partir da coleta de dados dos Planos Municipais de Saúde (PMS) dos 13 municípios pertencentes à Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Maravilha, sendo eles Saudades, Bom Jesus do Oeste, Flor do Sertão, Iraceminha, Modelo, Pinhalzinho, Romelândia, Saltinho, Santa Terezinha do Progresso, São Miguel da Boa Vista, Serra Alta, Sul Brasil e Tigrinhos, que estão disponíveis no site do controle social de Santa Catarina. Após coletados os dados serão analisados a partir do método de análise de Bardin que compreende pré análise, exploração do material e tratamento dos resultados obtidos. Essa pesquisa é continuação de pesquisas do mesmo cunho com a SDR- Chapecó em 2011 e a SDR – Quilombo em 2012. Esses projetos possibilitarão reunir subsídios a fim de enriquecer os debates coletivos nos municípios acerca das atividades de educação em saúde que visem à promoção de práticas alimentares e estilos de vida saudáveis; propiciar elementos que possibilitem enriquecer as práticas educativas propostas nos Planos de Saúde dos municípios pertencentes à SDR – Maravilha; proporcionar um espaço de discussão e reflexão dos resultados a SDR e aos municípios, na perspectiva de articular futuras parcerias em relação ao ensino, pesquisa e extensão; comparar as atividades existentes nos diversos PMS dos municípios do oeste catarinense.

Palavras-chave


gestão; educação; promoção da saúde.

Referências


BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 5ª ed. Lisboa: Edições 70, 2009.

 

BRANDÃO, C. R. O que é método Paulo Freire. 1 ed. São Paulo: Brasiliense, 1981.

 

Brasil. Ministério da Saúde. Gestão Municipal de Saúde: textos básicos. Rio de Janeiro Brasil. Ministério da Saúde, 2001.344 p.

 

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de atenção à saúde. Departamento de Atenção básica. Política Nacional de Alimentação e Nutrição/ministério da saúde. Secretaria de atenção a saúde, Departamento de atenção básica. – 2. ed. rev. – Brasília: Ministério da Saúde, 2003.