Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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EDUCAÇÃO EM SAÚDE O CASO DA AVALIAÇÃO DO ENSINO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO REALIZADA POR ALUNOS DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA INTEGRADA EM SAÚDE DA ESP/SES/RS
Alexandre Gamba Menezes

Resumo


Introdução: Os sistemas de informação gerenciais e clínicos são uma realidade no ambiente hospitalar e sua tendência nos próximos anos, é a evolução. O curso de sistemas de informação em saúde foi elaborado e ministrado sob a forma de disciplina da RIS em 2012, tendo como objetivos: apresentar uma visão geral sobre o processamento de informação, difundir a cultura da informática e suas aplicações na área da saúde e familiarizar os trabalhadores do SUS com o computador para que possa utilizá-lo na sua prática profissional. Assim, o presente estudo se propõe a investigar a opinião dos alunos do Programa de Residência Integrada em Saúde da ESP/RS sobre o aprendizado de Sistemas de Informação em Saúde e sua aplicação no cotidiano. Objetivo: O Curso de Sistemas de Informação em Saúde teve como objetivo principal capacitar o aluno para o uso básico dos Sistemas de Informação em Saúde disponíveis no DATASUS. A ementa adotada foi desenvolvida utilizando a política nacional de ensino de informática do Ministério de Ciência e Tecnologia. Método: A metodologia adotada para avaliação do curso foi quali-quantitativa, pois,adotou-se um formulário especialmente desenvolvido pelo docente para coletar as impressões dos alunos da Disciplina. A população de alunos é composta por residentes do programa que atuam nas diversas instituições de saúde do SUS abrangidas pela SES/RS.

Palavras-chave


Educação em Saúde;Sistemas de Informação em Saúde;Ensino

Referências