Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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FORTALECENDO O NASF EM MINAS GERAIS: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE REFERENCIAS TÉCNICAS DO ESTADO EM PARCERIA COM A ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DE MINAS GERAIS
Cassia Beatriz Batista, Natália Freitas Dantas, Leticia Gonçalves, Alessandra Rios de Faria, Ana Paula Martins Lara, Poliana Cabral de Assis, Soraia Santos Francelino Gonçalves

Resumo


O Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) criado em 2008 pelo Ministério da Saúde vem se expandindo por Minas Gerais e pelo Brasil visando oferecer suporte técnico-assistencial e educativo-metodológico para as equipes de saúde da família em todo território nacional. Já temos registros e estudos em relação ao funcionamento do NASF que apontam aprendizagens, avaliações e também mudanças nessa ferramenta de trabalho na atenção primária. Nesse sentido, a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) estabeleceu uma parceria com a Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP/MG) para juntas promoverem um curso para as referências técnicas regionais do estado com foco no trabalho do NASF. As referências técnicas são trabalhadores da saúde que compõem o NAPRIS (Núcleo de Atenção Primária à Saúde) da SES localizadas em diferentes cidades de Minas Gerais e que oferecem suporte técnico e político-gerencial em todo o estado sobre a atenção primária. Durante 6 meses, realizou-se 3 módulos presenciais, a saber: Normas e operacionalizações do NASF; Ferramentas e funcionamento do NASF; Avaliação e Monitoramento do NASF. Cada encontro presencial durou dois dias com aulas expositivas, oficinas de grupos e apresentação de experiências. Cerca de 60 profissionais de saúde de todo o estado participaram da formação. A equipe que executou a proposta foi composta, além dos técnicos da SES e da ESPMG, por docentes contratados e também profissionais do Ministério da Saúde que participaram na condução de aulas, de oficinas e do planejamento de todo o curso. O maior objetivo da formação foi focar o funcionamento do NASF para ampliar o conhecimento dos profissionais do NAPRIS permitindo uma atuação mais autônoma e também coerente com a proposta da política nacional de saúde e as diretrizes do NASF. Observou-se que as referências técnicas apresentaram muito interesse pela temática e trouxeram diversos questionamentos sobre os procedimentos locais na implantação desse programa. A proposta de oficinas e as tarefas entre os módulos presenciais facilitaram o processo de identificação dos entraves no desenvolvimento do NASF em cada município e também no apontamento das atuações possíveis do NAPRIS para aprimoramento dos projetos e ações na atenção primária por meio dos NASF. A parceria entre SES/MG e ESP/MG na formação de profissionais de saúde e fortalecimento das políticas e serviços de saúde mostrou-se pertinente e produtiva.

Palavras-chave


Instituições de Ensino Superior; Serviços de integração docente-assistencial; Formação de recursos humanos; Educação profissional em saúde pública; Política de Educação Superior.