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FORTALECENDO O NASF EM MINAS GERAIS: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE REFERENCIAS TÉCNICAS DO ESTADO EM PARCERIA COM A ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DE MINAS GERAIS
Resumo
O Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) criado em 2008 pelo Ministério da Saúde vem se expandindo por Minas Gerais e pelo Brasil visando oferecer suporte técnico-assistencial e educativo-metodológico para as equipes de saúde da família em todo território nacional. Já temos registros e estudos em relação ao funcionamento do NASF que apontam aprendizagens, avaliações e também mudanças nessa ferramenta de trabalho na atenção primária. Nesse sentido, a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) estabeleceu uma parceria com a Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP/MG) para juntas promoverem um curso para as referências técnicas regionais do estado com foco no trabalho do NASF. As referências técnicas são trabalhadores da saúde que compõem o NAPRIS (Núcleo de Atenção Primária à Saúde) da SES localizadas em diferentes cidades de Minas Gerais e que oferecem suporte técnico e político-gerencial em todo o estado sobre a atenção primária. Durante 6 meses, realizou-se 3 módulos presenciais, a saber: Normas e operacionalizações do NASF; Ferramentas e funcionamento do NASF; Avaliação e Monitoramento do NASF. Cada encontro presencial durou dois dias com aulas expositivas, oficinas de grupos e apresentação de experiências. Cerca de 60 profissionais de saúde de todo o estado participaram da formação. A equipe que executou a proposta foi composta, além dos técnicos da SES e da ESPMG, por docentes contratados e também profissionais do Ministério da Saúde que participaram na condução de aulas, de oficinas e do planejamento de todo o curso. O maior objetivo da formação foi focar o funcionamento do NASF para ampliar o conhecimento dos profissionais do NAPRIS permitindo uma atuação mais autônoma e também coerente com a proposta da política nacional de saúde e as diretrizes do NASF. Observou-se que as referências técnicas apresentaram muito interesse pela temática e trouxeram diversos questionamentos sobre os procedimentos locais na implantação desse programa. A proposta de oficinas e as tarefas entre os módulos presenciais facilitaram o processo de identificação dos entraves no desenvolvimento do NASF em cada município e também no apontamento das atuações possíveis do NAPRIS para aprimoramento dos projetos e ações na atenção primária por meio dos NASF. A parceria entre SES/MG e ESP/MG na formação de profissionais de saúde e fortalecimento das políticas e serviços de saúde mostrou-se pertinente e produtiva.
Palavras-chave
Instituições de Ensino Superior; Serviços de integração docente-assistencial; Formação de recursos humanos; Educação profissional em saúde pública; Política de Educação Superior.