Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
ARCO DE MAGUEREZ: UM DIAGNÓSTICO DE SAÚDE REALIZADO EM UNIDADES DE ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE GOIÁS
Kênia de Alessandra Celestino, Ortinaelma de Souza Silva, Tainara de Oliveira Cesar Lima, Iel Marciano de Moraes Filho, Vanessa Silva Zambianco, Regiane Dias, Rayane Almeida, Pryscilla Athayde Leite, Luiza Scalia

Resumo


Embora o acesso às informações esteja ao alcance de todos os indivíduos, há uma grande necessidade de conhecimento, por parte do escolar, ligados a diversos temas que se relacionam com a saúde. Objetivos: Neste trabalho abordaremos a problemática da promoção da saúde nas escolas. Metodologia: Este estudo foi desenvolvido utilizando a metodologia da problematização baseada. Este trabalho foi realizado através da observação dos enfermeiros das ESFs Camélias, Los Angeles, Triunfo e Imperial do município de Goianira-GO, durante a disciplina de estágio supervisionado I do curso de graduação em Enfermagem PUC-GO. Resultados: Para uma melhor organização do Programa Nacional de Saúde Escolar, foram instituídas as Áreas de Intervenção do Programa, que guiam a equipe multidisciplinar responsável sobre quais conteúdos devem ser abordados. As áreas eleitas foram: a saúde individual e coletiva, a inclusão escolar, o ambiente escolar e os estilos de vida. Cada uma destas esferas está contemplada na Agenda da Saúde do Escolar. Esse plano busca o atendimento digno a alunos com necessidades físicas especiais, dificuldades, diferenças ou qualquer outro tipo de necessidade especial. Estão incluídos neste plano: avaliação da doença ou incapacidade, elaboração de um Plano de Saúde Individual (PSI), gerenciamento das situações de doença ou incapacidade, apoio das equipes de intervenção e concretizar e acompanhar o Programa Educativo Individual. Após a teorização, no processo de reflexão e discussão acerca do que poderia ser aplicado na realidade, surgiram três prováveis hipóteses de solução, sendo elas: Reunião com os enfermeiros para distribuir o manual do programa de saúde do escolar; Realizar uma palestra e apresentar às enfermeiras os tipos de intervenções que podem ser realizadas nas escolas; Realizar uma visita nas escolas com os enfermeiros, colocar uma caixa fechada nas salas de aula para que os alunos possam escrever as suas dúvidas a respeito de algum tema e na próxima semana ser feita uma palestra com recursos audiovisuais sobre o tema que se destacou. Realizar uma visita nas escolas com os enfermeiros, colocar uma caixa fechada nas salas de aula para que os alunos possam escrever as suas dúvidas a respeito de algum tema e na próxima semana ser feita uma palestra sobre o tema que se destacou. Conclusão: A partir deste estudo, refletimos sobre o a importância da relação entre as unidades de ESF e as escolas. Sugerimos que as enfermeiras das Unidades Básicas de Saúde dêem atenção a tais questões para contribuir para o desenvolvimento dos princípios das escolas promotoras da saúde.

Palavras-chave


Educação continuada em saúde,metodologia da problematização, Política Nacional de Saúde do Escolar

Referências


PRADO, M.L; VELHO, M.B; ESPÍNDOLA, D.S; SOBRINHO, S.H; BACKES, V.M.S. Arco de Charles Maguerez: refletindo estratégias de metodologia ativa na formação de profissionais de saúde. VER.  Revista da Escola Anna Nery vol.16 no.1 Rio de Janeiro- Mar., 2012.

BERBEL NAN. Metodologia da problematização: uma alternativa metodológica apropriada para o ensino superior. Semina: C. Soc/Hum. V.16, n.2, Ed. Especial, Out. 1995. p.9-19.

BRASIL. Ministério da Saúde. Programa nacional de saúde escolar. Lisboa. p.1 – 28. 2006.