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ARCO DE MAGUEREZ: UM DIAGNÓSTICO DE SAÚDE REALIZADO EM UNIDADES DE ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE GOIÁS
Resumo
Embora o acesso às informações esteja ao alcance de todos os indivíduos, há uma grande necessidade de conhecimento, por parte do escolar, ligados a diversos temas que se relacionam com a saúde. Objetivos: Neste trabalho abordaremos a problemática da promoção da saúde nas escolas. Metodologia: Este estudo foi desenvolvido utilizando a metodologia da problematização baseada. Este trabalho foi realizado através da observação dos enfermeiros das ESFs Camélias, Los Angeles, Triunfo e Imperial do município de Goianira-GO, durante a disciplina de estágio supervisionado I do curso de graduação em Enfermagem PUC-GO. Resultados: Para uma melhor organização do Programa Nacional de Saúde Escolar, foram instituídas as Áreas de Intervenção do Programa, que guiam a equipe multidisciplinar responsável sobre quais conteúdos devem ser abordados. As áreas eleitas foram: a saúde individual e coletiva, a inclusão escolar, o ambiente escolar e os estilos de vida. Cada uma destas esferas está contemplada na Agenda da Saúde do Escolar. Esse plano busca o atendimento digno a alunos com necessidades físicas especiais, dificuldades, diferenças ou qualquer outro tipo de necessidade especial. Estão incluídos neste plano: avaliação da doença ou incapacidade, elaboração de um Plano de Saúde Individual (PSI), gerenciamento das situações de doença ou incapacidade, apoio das equipes de intervenção e concretizar e acompanhar o Programa Educativo Individual. Após a teorização, no processo de reflexão e discussão acerca do que poderia ser aplicado na realidade, surgiram três prováveis hipóteses de solução, sendo elas: Reunião com os enfermeiros para distribuir o manual do programa de saúde do escolar; Realizar uma palestra e apresentar às enfermeiras os tipos de intervenções que podem ser realizadas nas escolas; Realizar uma visita nas escolas com os enfermeiros, colocar uma caixa fechada nas salas de aula para que os alunos possam escrever as suas dúvidas a respeito de algum tema e na próxima semana ser feita uma palestra com recursos audiovisuais sobre o tema que se destacou. Realizar uma visita nas escolas com os enfermeiros, colocar uma caixa fechada nas salas de aula para que os alunos possam escrever as suas dúvidas a respeito de algum tema e na próxima semana ser feita uma palestra sobre o tema que se destacou. Conclusão: A partir deste estudo, refletimos sobre o a importância da relação entre as unidades de ESF e as escolas. Sugerimos que as enfermeiras das Unidades Básicas de Saúde dêem atenção a tais questões para contribuir para o desenvolvimento dos princípios das escolas promotoras da saúde.
Palavras-chave
Educação continuada em saúde,metodologia da problematização, Política Nacional de Saúde do Escolar
Referências
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