Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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A IMPLANTAÇÃO DO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DO PACIENTE (PEP) NAS UNIDADES DE ATENÇÃO PRIMÁRIA: UMA ESTRATÉGIA DE OTIMIZAÇÃO DO FATURAMENTO E DO PROCESSO EM SAÚDE
Fabio Henrique Silva Melo, Viviane Rangel dos Santos, Daiane Oliveira de Castro Marotta, Carla Fabricia Ledur Paz Cezar, Glaucio Moreira de Faria

Resumo


A cobertura total da Estratégia de Saúde da Família (ESF) na área programática 5.3 – Município do Rio de Janeiro, ocorrida nos últimos anos, possibilitou a inserção do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP). Este sistema de informação tem a finalidade de prover, nas diversas situações clínicas, um apoio automatizado que produza prognósticos quantitativos, dentre os quais, o faturamento de procedimentos ambulatoriais. O PEP é caracterizado, de um lado, pela sua unicidade, ou seja, é único para cada paciente, e de outro, pela pluralidade de profissionais que produzem seus registros, o que possibilita uma variedade de informações registradas por profissionais médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, dentistas, auxiliares de saúde bucal, técnicos em saúde Bucal, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos, profissionais de educação física, entre outros. É um banco de dados constituído de informações como: identificação do paciente e ou família “Ficha A”, diagnósticos médicos com CID, prescrições e cuidados. E informações subjetivas como: compreensão dos sintomas das doenças, queixas dos pacientes e interpretação dos exames. Considerando as preocupações com as transformações no perfil epidemiológico da população, a estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) para 2020, de que 80% da carga de doenças dos países em desenvolvimento serão representadas pelas condições crônicas (SERRA; RODRIGUES, 2010, p. 3582), este estudo ressalta a implantação e a consolidação do PEP na atenção primária em saúde na AP 5.3 do município do Rio de Janeiro. Observou-se a facilidade e agilidade de acesso às informações por parte dos profissionais de saúde, bem como a elaboração de planejamento prévio diante dos desafios enfrentados pela gestão dos sistemas de saúde. Além disso, este estudo mostra como o PEP favorece o controle de qualidade e auditoria das intervenções de saúde, cujo custo-eficácia das intervenções, sob a perspectiva de diagnóstico e seleção terapêutica apropriada, podem otimizar o cuidado em saúde da população. Mostra que a implantação deste sistema na atenção primária promove a redução de glosas, a melhoria da qualidade do atendimento e melhores resultados finais no alcance dos indicadores em saúde.

Palavras-chave


Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP)