Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
O PAPEL DA A EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA O FORTALECIMENTO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Michele Dórea Nunes, Jamile Fernanda Conceição de Oliveira

Resumo


Ao se pensar em educação em saúde, por muitas vezes pensa-se numa concepção de educação de modo a fazer com que a população mude seus hábitos para poderem adquirir práticas higiênicas a partir de recomendações médicas e científicas que evitariam o aparecimento ou o desenvolvimento de doenças. Visualizamos que a concepção generalista de educação em saúde estabelece relações impositivas nos espaços formais de ensino-aprendizagem, na medida em que os profissionais de saúde assumem o papel de “educador” e os usuários dos serviços de saúde a condição de “educando”, desconsiderando a possibilidade de troca de experiências, as subjetividades de cada comunidade, na medida em que não estabelecemos a vinculação dos problemas de saúde de grupos sociais específicos com as suas condições reais de vida, assim, desenvolvemos atividades que tendem a desconsiderar as situações de risco de cada comunidade. No entanto, a concepção de Educação Popular define que educar para a saúde é um processo de trocas de saberes e experiências, é ajudar a população a compreender as causas dessas doenças e a se organizar para superá-las, envolvendo também nesse processo os profissionais e os gestores de saúde. O objetivo deste trabalho é entender a importância da concepção de educação em saúde, a saber, que esta é uma área do conhecimento que contribui decisivamente para a consolidação e fortalecimento dos princípios do Sistema Único de Saúde – SUS (universalidade, integralidade, equidade). O SUS foi uma conquista dos movimentos sociais em busca pela reforma sanitária, ele foi instituído pela Constituição Federal de 1988, que por sua vez, no seu Art. 196 concebe a saúde como um direito de todos e dever do Estado. Na década de 20, a Educação em Saúde surge no Brasil devido a exigências da economia agroexportadora vigente. Houve a imposição de uma política sanitária que através de medidas autoritárias visava controlar algumas enfermidades. Nesse período, as práticas de educação em saúde apresentavam características normativas, desconsiderando a população como um sujeito coletivo e ativo no processo de saúde (MELO, 1987; SMEKE e OLIVEIRA, 2001). Diante do exposto, concluímos no presente trabalho, a relevância da educação em saúde como prática social, cujo processo contribui para a formação da consciência crítica das pessoas a respeito de seus problemas de saúde, a partir da sua realidade, e estimula a busca de soluções e organização para a ação individual e coletiva.


Palavras-chave


EDUCAÇÃO EM SAÚDE; SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

Referências


MELO, J. A. C. Educação sanitária: uma visão crítica. São Paulo: Cortez, 1987. p. 28-43. (Cadernos da Cedes nº 4).

SMEKE, E. L. M; OLIVIERA, N. L. S. Educação em saúde e concepções de sujeito. In: VASCONCELOS, E. M. et al. A saúde nas palavras e nos gestos:reflexões da rede educação popular e saúde. São Paulo: Hucitec, 2001. p. 115-136

VASCONCELOS, E. M. Educação popular e a atenção à saúde da família. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 2001. p. 29-31.

PAIM, J. S. Reforma Sanitária Brasileira: contribuição para compreensão e crítica. Salvador: EDUFBA, 2008

BANDEIRA, Lourdes Maria. Processos de observação e participação das comunidades. Revista Ação Coletiva, v.1, n.1., p.33-40, jan./mar. 1998.

BRASIL. Política de educação e desenvolvimento para o SUS: caminhos para educação permanente em saúde: pólos de educação permanente em saúde. Brasília: MS, 2004.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura). MELO RICO (Org.). Avaliação de políticas sociais: uma questão em debate. São Paulo: Cortez, 1998.

PINTO, J. B. Ação educativa através de um método participativo no setor saúde. In: BRASIL. Ministério da Saúde. Ação participativa: metodologia/ Encontro de experiências de educação em saúde da Região Nordeste: Anais. Brasília: Centro de Documentação de Ministério da Saúde, 1987. (Série F: Educação e Saúde).

TORO, J. B.; WERNECK, N. M. D. F. Mobilização social: um modo de construir a democracia e a participação. Brasil: Unicef, 1996. 22:34 Paim JS. O que é o SUS. Rio de Janeiro: Fiocruz; 2009.