Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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‘’CONHECER PARA RECONHECER’’: COMPREENDENDO A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA PARA ATENÇÃO À SAÚDE DE JOVENS ESCOLARES
Suzianne Jackeline Gomes dos Santos, Thais Norberta Bezerra de Moura, Anna Katharinne Carreiro Santiago, Cindy Avani Silva Ceissler, Leticia Cabral Ibiapina, Cintya Maria Nunes de Santana

Resumo


Caracterização do problema: A intersetorialidade Escola-Saúde proporcionada por prática em Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade trouxe a necessidade de primeiramente conhecer os adolescentes para reconhecer as possibilidades de práticas junto com os mesmos. A adolescência é marcada pela construção da identidade, que se relaciona na forma como o jovem se expressa visualmente - vestuário, postura e em espaços virtuais de socialização (redes sociais). Assim, torna-se fundamental conhecer estes jovens e abordar sobre identidade juvenil, por entender que na fase da adolescência ocorrem mudanças, a constituição de escolhas próprias e que sua identidade é refletida na forma como se vestem, gostos e relações. Descrição da experiência: Foi realizada atividade com jovens escolares do 7º ano, iniciando Projeto Se liga na Saúde. Foi adotada metodologia participativa e dinâmica, na qual foram confeccionados bonecos de isopor e impressos modelos de vestuários, a fim de representarem formas diferentes de expressão juvenil na sociedade.  Inicialmente, foi conversado sobre a diversidade das expressões da personalidade e sua relação com a imagem pessoal. Após, foram divididos em 4 grupos para a realização da atividade “Quem eu sou?”, na qual em discussão coletiva, tinham que construir a identidade de uma menina e um menino (bonecos) utilizando-se de peças de vestuário (impressas), definir seus nomes e outras características pessoais. Findado esta construção, realizou-se a exposição coletiva e debate sobre os mesmos. Para finalizar, foi entregue modelo impresso de perfil de rede social a fim de conhecer aspectos da identidade particular de cada aluno. Efeitos alcançados: A atividade possibilitou conhecimento sobre as expressões identitárias do público alvo do Projeto e uma melhor aproximação com os mesmos. Observou-se a relação de que a moda é uma forma de linguagem que abrange para além da anatomia, os gestos, o olhar, e que mesmo em jovens que frequentam o mesmo ambiente, não há uniformidade em sua expressão, são indivíduos com diferenças entre si, visualmente ou verbalmente. Esta compreensão foi fundamental para o planejamento de outras atividades. Recomendações: cabe aos profissionais de saúde conhecer os participantes de suas práticas, na sua constituição identitária, para melhor reconhecer como estes se relacionam com o ambiente à sua volta, consigo e, assim, na constituição do seu bem estar físico, mental e social.

Palavras-chave


identidade juvenil; educação em saúde; saúde na escola