Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
VIVENCIANDO A APROXIMAÇÃO COM A DOCÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Maria da Conceição Coelho Brito, Diane Sousa Sales, Rayann Branco dos Santos, Diógenes Farias Gomes, Maria Socorro de Araújo Dias

Resumo


Caracterização do problema: Observa-se que mestres e doutores são mais capacitados para o desenvolvimento de pesquisas, mas estão menos preparados para exigências próprias da educação em nível superior. Deve-se, por meio de programas de aperfeiçoamento de ensino, haver a integração de pós-graduandos e graduandos no intuito de se promover o intercâmbio de experiências e permitir que o discente de pós-graduação seja inserido no atual contexto da formação profissional de sua área (PIMENTEL; MOTA; KIMURA, 2007). A Lei Federal Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, preconiza que os programas de pós-graduação devem ser vistos como lócus de preparação pedagógica para o exercício da atividade docente (PIMENTA; ANASTASIOU, 2005). Descrição da experiência: O Estágio à Docência está vinculado ao Programa de Mestrado em Saúde da Família da Universidade Federal do Ceará (UFC). A aproximação com a docência ocorreu no Módulo Desenvolvimento Humano e Profissional (DHP) IV, do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). O módulo é longitudinal, ou seja, suas aulas são distribuídas durante todo um semestre, em dias fixos. Pertence ao 4º semestre do curso de Enfermagem da UVA. Esse módulo é dividido nos eixos: Desenvolvimento Humanístico, Desenvolvimento da Comunicação, Desenvolvimento Ético e Deontológico, e Desenvolvimento Científico e Metodológico; este último foi a inserção do estágio docente, que ocorreu entre os meses de março e abril de 2013. Efeitos alcançados: Com a inserção no módulo de DHP IV foi possível vivenciar a prática docente, o planejamento das aulas, ministrar junto com o professor-orientador, entender que a relação docente-discente pode ser bem prazerosa e favorecer um crescimento mútuo. O exercício da docência requer habilidades do professor, que estimulem o discente e favoreçam o processo ensino-aprendizagem. Nesse contexto, o estágio a docência constrói habilidades quanto à postura enquanto mediador da aprendizagem, como facilitador desta. Recomendações: Atendendo às expectativas, o estágio docente possibilitou uma aproximação com a docência, e promoveu uma articulação entre graduação e pós-graduação, assim efetivando a capacitação e a compreensão de futuros docentes do nível. Recomenda-se, contudo, que essa disciplina do mestrado se torne obrigatória, pois a docência requer habilidades que só a prática permite adquirir.

Palavras-chave


Prática Docente; Enfermagem; Ensino Superior

Referências


PIMENTA, S. P.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no ensino superior. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

PIMENTEL, V.; MOTA, D. D. C. F.; KIMURA, M. Reflexões sobre o preparo para a docência na pós-graduação em enfermagem. Rev. Esc. Enferm. USP, 2007, 41(1):161-4.