Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A PERSPECTIVA DO USUÁRIO SOBRE SERVIÇOS DE GERENCIAMENTO DA TERAPIA MEDICAMENTOSA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
Beatriz Leal Meireles, Sílvia Helena Ferreira Santiago, Thaís Torres Aredes, Adriana Cristina Soares Souza, Simone de Araújo Medina Mendonça

Resumo


Introdução: O serviço de Gerenciamento da Terapia Medicamentosa (GTM) é baseado no arcabouço teórico da atenção farmacêutica (AF). Esta é uma prática centrada no paciente que busca garantir a efetividade, a segurança e a comodidade da farmacoterapia. Através da compreensão da experiência subjetiva com medicamentos, o farmacêutico elabora planos de cuidados com o propósito de alcançar melhores resultados na farmacoterapia e na qualidade de vida do paciente (CIPOLLE, STRAND, MORLEY, 2012). Objetivo: Compreender a perspectiva de usuários sobre serviços de GTM implantados em duas unidades de Saúde da Família em um município no centro-oeste de Minas Gerais como parceria entre o município e o curso de Farmácia da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ). Método: Utilizou-se a metodologia qualitativa. O método de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. Segundo o critério de saturação dos dados, foram incluídos no estudo 24 usuários dos serviços de AF atendidos entre os anos de 2011 e 2012. Resultados: O desconhecimento prévio sobre a prática de AF surge de forma significativa nos relatos dos sujeitos da pesquisa. No entanto, os mesmos foram capazes de descrever, em seus relatos sobre os atendimentos recebidos, os pilares filosóficos e organizacionais dessa prática profissional. Os usuários entendem a AF como o acompanhamento relacionado ao tratamento medicamentoso com atenção voltada para o paciente e seus questionamentos. A disponibilidade de tempo que o farmacêutico do serviço de GTM dedica para a avaliação clínica e a orientação faz com que o usuário comece a enxergar um novo profissional clínico. Os sujeitos da pesquisa relatam que a atenção que recebem, a confiança que possuem no profissional e as intervenções realizadas nos seus tratamentos medicamentosos fazem com que eles sigam o tratamento corretamente. Esses fatores são descritos pelos usuários como critérios de satisfação com o serviço.  Os pacientes relatam ainda, melhora em seu autocuidado e também maior controle de seu estado de saúde em consequência dos atendimentos farmacêuticos. Conclusão: A identificação de características chave da prática da AF nos relatos dos sujeitos da pesquisa, aponta para uma avaliação positiva dos serviços implantados. A equipe composta por farmacêutico, docentes e discentes da UFSJ parece ter oferecido um serviço clínico condizente com o referencial teórico-metodológico da prática profissional da AF.

Palavras-chave


Serviço de Gerenciamento da Terapia Medicamentosa; Pesquisa Qualitativa; Perspectiva do Usuário

Referências


CIPOLLE, R. J.; STRAND, L. M.; MORLEY, P. C. Pharmaceutical Care Practice: The Patient Centered Approach to Medication Managemente. 3rd ed. New York: McGraw-Hill, 2012.