Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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REALIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS COM ADOLESCENTES EM CENTRO CULTURAL
Maria Amanda Correia Lima, Germana Neves de Alencar, Olinda Costa Mota, Cláudia Lorena de Oliveira Goes, Nágila Lima Fontenele, Annyelly Aires Leal Braga

Resumo


Introdução: A adolescência é uma fase entre a vida infantil e a vida adulta, momento onde se vive muitas mudanças que vêm acompanhadas de angústias, dúvidas e curiosidades. A enfermagem tem um papel essencial no estímulo aos adolescentes no desenvolvimento da responsabilidade quanto as suas escolhas, evitando assim, comportamentos de risco. Diante disso, vemos a importância das estratégias de educação e saúde, onde é proporcionado troca de experiências e esclarecimento de dúvidas. Objetivo: Realizar ações educativas direcionadas para a promoção da saúde do adolescente em centro cultural aos jovens. Metodologia: O estudo é de caráter descritivo, do tipo relato de experiência, realizado por acadêmicas de Enfermagem da disciplina de adolescente de uma Universidade de Fortaleza- CE. O estudo foi desenvolvido nos meses de junho e julho de 2013 em um centro onde são desenvolvidas atividades voltadas a cultura, artes, ciência e esporte. As atividades educativas foram realizadas nos dias de quarta à tarde e sexta pela manhã, com os alunos do boxe chinês, vôlei, kung fu e handball, com atividades de duração de trinta minutos e os temas abordados foram: alimentação, hidratação, higiene, sexualidade, gravidez e DST´s. Resultados: A maioria dos alunos era do sexo masculino, com idade entre 16 e 17 anos. Nos esportes vôlei e handball os alunos estavam mais contraídos no início e à medida que as acadêmicas foram desenvolvendo a atividades, os participantes foram se sentindo mais a vontade e participando. Já nos outros esportes, os alunos eram bem interativos e a estratégia fluiu bem. Os alunos tinham conhecimento prévio sobre todos os assuntos mas, muitas vezes, conhecimentos errôneos. As dúvidas foram esclarecidas e os participantes demonstraram terem aprendido bastante. Conclusão: Conclui- se que assim como a criança, o adulto e o idoso, o adolescente também tem a necessidade de ser envolvido em atividades que foquem tanto no cuidado individual como no cuidado coletivo, na prevenção de doenças e na preocupação com a cidadania.