Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS: CONTRIBUIÇÕES DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DE MINAS GERAIS AO PRÓ-SAÚDE
Cassia Beatriz Batista, Natália Freitas Dantas, Leticia Gonçalves, Alessandra Rios de Faria, Poliana Cabral de Assis

Resumo


O Programa de Reorientação da Formação de Profissionais em Saúde (Pró-Saúde), criado em 2005 pelos Ministérios da Saúde e da Educação, incentiva a mudança nas graduações de saúde em todo Brasil buscando a efetivação das diretrizes curriculares nacionais. Para essa mudança na formação dos futuros profissionais de saúde, a Universidade Federal de Minas Gerais estabeleceu uma parceria com a Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG) para promover uma capacitação para seus professores de variados cursos da saúde, destacando alguns elementos como a interação escola-serviço. O curso contou com a participação de aproximadamente 20 professores dos cursos de educação física, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, terapia ocupacional e veterinária. Nos moldes da educação a distância, o curso foi semipresencial e utilizou a plataforma moodle mediada pelo GIZ (responsável pelas estratégias pedagógicas de EAD da referida universidade), para disponibilização de textos e materiais didáticos, fóruns e demais atividades. Entre momentos presenciais e a distância totalizando em 60 horas estruturada em 4 módulos: SUS e Pró-Saúde; Redes de atenção e atenção primária a saúde; Estratégias Pedagógicas; Estratégias Integradoras Ensino-Serviço. Além da ESPMG, executora e assessora pedagógica da proposta, a equipe foi composta por tutores do GIZ e docentes contratados para ministrar aulas, mediar oficinas e fóruns e registrar os encontros presenciais. A metodologia participativa adotada possibilitou a aproximação entre os professores dos cursos de saúde de uma mesma universidade permitindo trocas de experiências, enriquecimentos das aprendizagens e novas propostas articuladas entre os cursos. Pode-se perceber a importância na ampliação das estratégias do Pró-Saúde para além dos docentes diretamente envolvidos, potencializando as iniciativas em cada curso. Essa experiência aponta as contribuições da Escola de Saúde Pública na formação docente e de futuros profissionais de saúde, fortalecendo a educação permanente e a interação entre o serviço e a universidade. Como produto final, espera-se a elaboração de uma publicação, fruto da parceria entre universidade e ESP com artigos com relato das oficinas e de experiências vividas nos cursos e na universidade a partir do Pró-Saúde.

Palavras-chave


Instituições de Ensino Superior; Serviços de integração docente-assistencial; Formação de recursos humanos; Educação profissional em saúde pública; Política de Educação Superior.