Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
CARTOGRAFIA DA FORMAÇÃO EM SAÚDE: PERCORRENDO E SENDO PERCORRIDA PELA MUDANÇA CURRICULAR
Ana Maria P Brasilio de Araújo, Ana Abrahão

Resumo


Objetivo: construir uma cartografia do trabalho docente a partir das mudanças produzidas com a incorporação de novos paradigmas pedagógicos na formação em saúde. A publicação da Portaria nº 2530/2005, do Ministério da Saúde, homologa a política de incentivo às mudanças curriculares dos cursos de graduação da área da saúde. Entretanto, os efeitos do processo de mudança curricular nos cursos de graduação em enfermagem e medicina da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO), ocorrem para além dos currículos na medida em que abalam as formas de ser, de sentir e de agir dos docentes. Método: traçar uma cartografia da formação, tendo como instrumentos de pesquisa, o diário de pesquisa e a análise da implicação. Resultado: analisado à luz na Análise Institucional e da Esquizoanálise, o material exposto é composto pelos diários de pesquisa, que nesse trabalho foram tomados como um “dentro do texto” no sentido dado por Lourau. O material, fruto dos encontros no território da formação, que se dão a partir dos afetamentos no percurso do cartógrafo, servem de analisadores para se pensar as mudanças que se fizeram presentes no trabalho docente.

Palavras-chave


Ensino; Docente; Instituições Acadêmicas