Tamanho da fonte:
RISCOS OCUPACIONAIS PSICOSSOCIAL NA SAÚDE DO TRABALHADOR DE ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA
Resumo
Os Riscos Ocupacionais Psicossociais (ROP) podem acarretar diversas alterações na saúde do trabalhador de enfermagem, ocasionando complicações prejudiciais a sua profissão, necessitando de apoio. Este estudo teve como objetivo identificar as causas e as consequências desse risco ocupacional, além de abordar as ações preventivas para tornar adequadas as condições de trabalho desses profissionais. Tratou-se de uma revisão integrativa realizada no portal de busca da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) em novembro de 2013, através dos descritores saúde do trabalhador, riscos ocupacionais e enfermagem de forma integrada. Foram selecionados e analisados oito artigos. A análise dos dados extraídos foi realizada na forma descritiva. Identificou-se que a natureza do fator psicossocial é complexa e envolve questões relativas ao indivíduo, ao ambiente de trabalho e ao ambiente social. Entre os agentes/fatores psicossociais mais comumente relacionados ao trabalho estão: a falta de controle e de autonomia no trabalho, o trabalho monótono, a falta de apoio social de colegas, a insatisfação no trabalho, o tipo de personalidade, a alta concentração nas tarefas, as atitudes com relação à própria saúde e os distúrbios psicológicos (CUSTÓDIO et al., 2009). Sendo uma das principais consequências o episódio estressante, que gera a ansiedade, se mantendo mais intensa, levando ao desgaste progressivo e, às vezes, ao esgotamento, o que compromete o desempenho do trabalhador (CARAN et al., 2011). Os ROP podem ser reduzidos com a implementação de políticas preventivas, enfatizando o suporte administrativo, relacionamento interpessoal e divisão adequada de trabalho com número suficiente de profissionais de enfermagem, possibilitando assim, a redução ou eliminação dos riscos existentes (MARINATO et al, 2010). Observou-se que providências preventivas junto à colaboração da equipe de enfermagem melhora o meio de trabalho, a reflexão sobre o problema poderá minimizar ou evitar os riscos ocupacionais psicossociais na saúde do trabalhador de enfermagem.
Palavras-chave
Saúde do trabalhador; Riscos ocupacionais; Enfermagem.
Referências
CARAN VCS, FREITAS FCT, ALVES LA, PEDRÃO LJ, ROBAZZI MLCC; Riscos ocupacionais psicossociais e sua repercussão na saúde de docentes universitários; Rev. enferm. UERJ, Rio de Janeiro, 2011 abr/jun; 19(2):255-61.
CUSTÓDIO IL, MOREIRA TMM, LIMA FET, FREITAS MC, LIMA MMR, SILVA AL; Saúde do trabalhador: Caracterização das dissertações e teses nacionais de enfermagem, 2003-2007; Recebido em: 14/12/2009 – Aprovado em: 19/11/2010.
MARTINATO MCNB, SEVERO DF, MARCHAND EAA, SIQUEIRA HCH. Absenteísmo na enfermagem: uma revisão integrativa. Rev Gaúcha Enferm., Porto Alegre (RS) 2010 mar;31(1):160-6.