Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
RISCOS OCUPACIONAIS PSICOSSOCIAL NA SAÚDE DO TRABALHADOR DE ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA
Sadrine Maria Eufrasino de Pinho, Eliziane Girão Lima, Isabelle Rodrigues Rosa, Raquel Lopes Bastos, Mayenne Myrcea Quintino Pereira Valente

Resumo


Os Riscos Ocupacionais Psicossociais (ROP) podem acarretar diversas alterações na saúde do trabalhador de enfermagem, ocasionando complicações prejudiciais a sua profissão, necessitando de apoio. Este estudo teve como objetivo identificar as causas e as consequências desse risco ocupacional, além de abordar as ações preventivas para tornar adequadas as condições de trabalho desses profissionais. Tratou-se de uma revisão integrativa realizada no portal de busca da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) em novembro de 2013, através dos descritores saúde do trabalhador, riscos ocupacionais e enfermagem de forma integrada. Foram selecionados e analisados oito artigos. A análise dos dados extraídos foi realizada na forma descritiva. Identificou-se que a natureza do fator psicossocial é complexa e envolve questões relativas ao indivíduo, ao ambiente de trabalho e ao ambiente social. Entre os agentes/fatores psicossociais mais comumente relacionados ao trabalho estão: a falta de controle e de autonomia no trabalho, o trabalho monótono, a falta de apoio social de colegas, a insatisfação no trabalho, o tipo de personalidade, a alta concentração nas tarefas, as atitudes com relação à própria saúde e os distúrbios psicológicos (CUSTÓDIO et al., 2009). Sendo uma das principais consequências o episódio estressante, que gera a ansiedade, se mantendo mais intensa, levando ao desgaste progressivo e, às vezes, ao esgotamento, o que compromete o desempenho do trabalhador (CARAN et al., 2011). Os ROP podem ser reduzidos com a implementação de políticas preventivas, enfatizando o suporte administrativo, relacionamento interpessoal e divisão adequada de trabalho com número suficiente de profissionais de enfermagem, possibilitando assim, a redução ou eliminação dos riscos existentes (MARINATO et al, 2010). Observou-se que providências preventivas junto à colaboração da equipe de enfermagem melhora o meio de trabalho, a reflexão sobre o problema poderá minimizar ou evitar os riscos ocupacionais psicossociais na saúde do trabalhador de enfermagem.

Palavras-chave


Saúde do trabalhador; Riscos ocupacionais; Enfermagem.

Referências


CARAN VCS, FREITAS FCT, ALVES LA, PEDRÃO LJ, ROBAZZI MLCC; Riscos ocupacionais psicossociais e sua repercussão na saúde de docentes universitários; Rev. enferm. UERJ, Rio de Janeiro, 2011 abr/jun; 19(2):255-61.

CUSTÓDIO IL, MOREIRA TMM, LIMA FET, FREITAS MC, LIMA MMR, SILVA AL; Saúde do trabalhador: Caracterização das dissertações e teses nacionais de enfermagem, 2003-2007; Recebido em: 14/12/2009 – Aprovado em: 19/11/2010.

MARTINATO MCNB, SEVERO DF, MARCHAND EAA, SIQUEIRA HCH. Absenteísmo na enfermagem: uma revisão integrativa. Rev Gaúcha Enferm., Porto Alegre (RS) 2010 mar;31(1):160-6.