Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
TRANSFUSÃO SANGUÍNEA EM PACIENTES RENAIS DURANTE HEMODIÁLISE EM UM HOSPITAL DE GRANDE PORTE
João Evangelista da Costa, Ana Michele Farias de Cabral, Clélia Albino Simpson, Ana Elza Oliveira de Mendonça, Rayanne Suelly da Costa Silva, Nayanne Ricelli da Costa Silva, Manuela Pinto Tibúrcio, Francisco Arnoldo de Miranda, Gilson de Vasconcelos Torres, Deyla Moura Ramos Isoldi, Izabella Bezerra de Lima

Resumo


A regulação corporal e realizada pelos rins, órgãos que possuem a capacidade de equilibrar o volume de líquidos intra e extracelulares, excretar e metabolizar múltiplas substâncias endógenas e exógenas e produzir hormônios imprescindíveis ao funcionamento do organismo. Alterações dessas funções podem levar a doença renal aguda ou crônica necessitando de tratamentos específicos como a hemodiálise. Pacientes com Insuficiência Renal Crônica (IRC) é comum apresentar quadro de anemia (90%). Causas comum de anemia, principalmente nas doenças mais avançadas, é a deficiência de eritropoitina, uma glicoproteína, produzida pelos rins e fígado (em menor quantidade) que atua na medula óssea estimulando as células progenitoras da série eritroide. Nestes pacientes os níveis produzidos deste hormônio são inferiores ao esperado, isso decorre pela perda progressiva de néfrons ao longo da doença. Outro fator agravante para a anemia na IRC é uma menor meia-vida eritrocitária decorrente de um pequeno grau de hemólise. Diante disto, observar-se um crescente número de transfusão nestes pacientes tentando evitar sintomas como fadiga, dispneia e prejuízo da capacidade cognitiva que pode prejudicar o tratamento e a qualidade de vida, como também aumentar a mortalidade destes pacientes. Objetivo: identificar a prevalência de transfusões sanguíneas em pacientes renais durante o tratamento hemodialítico em um hospital de grande porte. Método: estudo descritivo retrospectivo, com abordagem quantitativa, realizado no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), situada na cidade de Natal-RN, Brasil. Centro de referência para tratamento de pacientes com quadro de Injúria renal aguda, renais crônicos agudizados e transplantados renais, e faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS). Os dados coletados no período semestre de 2013, em formulário tipo planilha, e preenchido com informações contidas no livro de registro dos hemocomponentes solicitados à Unidade de Armazenamento e Distribuição de Hemocomponentes (UNADH). Resultados: no período foram transfundidos 1.782 hemocomponentes no HUOL, destes 137 foram transfundidos durante a hemodiálise (7,86%), sendo115 Concentrados de Hemácias (CH), 84%; 16 Crioprecipitados (Crio), 12% e 06 Concentrados de Plaquetas (CP) 4%. Conclusão: a prevalência foi de 7,86% de transfusões realizadas em pacientes com doença renal durante a hemodiálise, o maior número dos hemocomponentes transfundidos foi de CH (84%), seguido pelo crio (12%) e CP (4%).

Palavras-chave


Insuficiência renal, hemodiálise, anemia, transfusão sanguínea.

Referências


COVAS, Dimas Tadeu et al. Manual de Medicina Transfusional. São Paulo: Atheneu, 2009.

 

FIDLARCZYK, Delaine; FERREIRA, Sonia Saragosa. Enfermagem em hemoterapia. Rio de Janeiro: Medbook, 2008.

 

BRASIL. Portaria nº 1.353, de 13 de junho de 2011. Aprova o Regulamento Técnico de Procedimentos Hemoterápicos. Saúde Legis, Brasília, DF, 2011. [online].  Disponível em: < http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt1353 _13_06_2011.html >. Acesso em: 16 out. 2013.