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PROJETO SALA DE ESPERA-RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
O processo de espera para assistência em saúde é um fenômeno merecedor de atenção. É nele que se dá o início da relação entre indivíduo, doença, equipe de saúde e assistência; bem como o acesso ao conhecimento necessário para a busca e a manutenção de uma melhor qualidade de vida (MOSTADEIRO et al. 2012). Este projeto acredita que humanizar o atendimento diário dentro da Unidade de Saúde agrega valores, promove qualidade de vida aos pacientes/familiares e fomenta a participação da equipe interdisciplinar. Tem como objetivo alcançar os pacientes de forma simples e dinâmica, promover empatia do usuário com os profissionais da saúde, minimizar as desigualdades e diferenças presentes no dia-a-dia, melhorando a qualidade de vida da população. A experiência dos monitores do PET neste projeto tem sido positiva, pois propicia maior contato com a realidade desta população. Na prática, fomos bem acolhidos e os pacientes ficaram à vontade para conversar, trocar informações e tirar duvidas, muitas vezes simples, porém nunca abordadas. Segundo Mostadeiro et al. (2012), essa convivência com os usuários dos serviços de saúde na sala de espera oportuniza a transformação do tempo ocioso da espera nas instituições, em espaços educativos, rico em troca de experiências entre os usuários e profissionais. É, portanto, a oportunidade de aplicar e praticar a Educação em Saúde; de nos tornamos disseminadores de informações sobre a saúde geral, agregando tanto aos monitores do PET quanto aos usuários da Unidade de Andorinhas. Percebemos que a sala de espera proporcionou maior acolhimento do usuário e tem funcionado como um disseminador de conhecimento sobre prevenção. Os indivíduos foram questionados quanto à regularidade dos seus exames, esclarecidos quanto à importância de cada um deles e orientados, caso necessário, a procurar a recepção para marcar exames. Há que se notar que cada paciente apresenta uma demanda única e necessita de uma abordagem diferenciada, pois cada um é diferente e merece ser respeitado na sua individualidade. A sala de espera é um projeto válido, que deveria ser realizado nas demais unidades de saúde, visto que aproxima os usuários da unidade, dos prestadores de serviço e minimiza as desigualdades. Como melhoria, sugerimos que se alterem os temas de acordo com a demanda da população da Unidade de Saúde, a fim de atingir o paciente de forma ampliada. Essa rotatividade de temas pode ser semanal, e, havendo a necessidade, os temas podem ser retomados.