Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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PROJETO SALA DE ESPERA-RELATO DE EXPERIÊNCIA
Daniella Azevedo, Mariana Dias Flor, Rafael Monteiro, Stéfane Stolze Vieira, Izabela Moreiara Bonfim, Gabriela Oliveira, Jonathan Grassi Rodrigues, Lyvia Rostoldo Macedo, Marcelo Henrique R. Machado, Polyana Romano Oliosa, Júlia Lage Muniz, Bruna Chiabai do Nascimento, Sara dos Santos Jorge, Camile Cristina L. Costa, Camila Helmer Dias, Sandra do Carmo C. Bermudes, Raquel Costa Alves, Maria José Fraga Conde, Cintia Maria Rocha Nonato, Rafael Santos de Carvalho, Carlos Tadeu Binda Dalmonik, Mara Rejane Barroso Barcelos

Resumo


O processo de espera para assistência em saúde é um fenômeno merecedor de atenção. É nele que se dá o início da relação entre indivíduo, doença, equipe de saúde e assistência; bem como o acesso ao conhecimento necessário para a busca e a manutenção de uma melhor qualidade de vida (MOSTADEIRO et al. 2012). Este projeto acredita que humanizar o atendimento diário dentro da Unidade de Saúde agrega valores, promove qualidade de vida aos pacientes/familiares e fomenta a participação da equipe interdisciplinar. Tem como objetivo alcançar os pacientes de forma simples e dinâmica, promover empatia do usuário com os profissionais da saúde, minimizar as desigualdades e diferenças presentes no dia-a-dia, melhorando a qualidade de vida da população. A experiência dos monitores do PET neste projeto tem sido positiva, pois propicia maior contato com a realidade desta população. Na prática, fomos bem acolhidos e os pacientes ficaram à vontade para conversar, trocar informações e tirar duvidas, muitas vezes simples, porém nunca abordadas. Segundo Mostadeiro et al. (2012), essa convivência com os usuários dos serviços de saúde na sala de espera oportuniza a transformação do tempo ocioso da espera nas instituições, em espaços educativos, rico em troca de experiências entre os usuários e profissionais. É, portanto, a oportunidade de aplicar e praticar a Educação em Saúde; de nos tornamos disseminadores de informações sobre a saúde geral, agregando tanto aos monitores do PET quanto aos usuários da Unidade de Andorinhas. Percebemos que a sala de espera proporcionou maior acolhimento do usuário e tem funcionado como um disseminador de conhecimento sobre prevenção. Os indivíduos foram questionados quanto à regularidade dos seus exames, esclarecidos quanto à importância de cada um deles e orientados, caso necessário, a procurar a recepção para marcar exames. Há que se notar que cada paciente apresenta uma demanda única e necessita de uma abordagem diferenciada, pois cada um é diferente e merece ser respeitado na sua individualidade. A sala de espera é um projeto válido, que deveria ser realizado nas demais unidades de saúde, visto que aproxima os usuários da unidade, dos prestadores de serviço e minimiza as desigualdades. Como melhoria, sugerimos que se alterem os temas de acordo com a demanda da população da Unidade de Saúde, a fim de atingir o paciente de forma ampliada. Essa rotatividade de temas pode ser semanal, e, havendo a necessidade, os temas podem ser retomados.

Referências