Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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POPULAÇÕES TRADICIONAIS DA AMAZÔNIA: PRÁTICAS EDUCATIVAS EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS
Li­via de Aguiar Valentim, Andréa Leite de Alencar, Deize Freitas Pontes, Brenda Pires Brandão, Natália Miranda Monteiro, Sheyla Mara Silva de Oliveira, Simone Aguiar da Silva Figueira, Elidiane Moreira Kono

Resumo


Devido a localização geográfica, em determinadas áreas da Amazônia, a população ainda tem dificuldade de acesso aos serviços de saúde, o que impossibilita seu atendimento e a aquisição de conhecimentos que são de suma importância para a prevenção de determinados processos patológicos, entre eles a doença de Chagas e a Febre Amarela, tendo em vista essa necessidade de atenção diferenciada à saúde em regiões onde não há oferta de atendimento pelo serviço público, alunos e professores do curso de enfermagem da Universidade do estado do Pará submeteram projeto de intervenção para que houvesse o deslocamento a algumas dessas comunidades (São Ciriaco, Campos do urucurituba e Campos do Aramanaí), com intuito de promover saúde, prestando assistência, e o desenvolvimento de práticas educativas que facilitassem esse cuidar, e a aplicação de questionário para traçar o perfil epidemiológico da área estudada. Tendo como resultados dessa pesquisa- ação, uma gama de informações que podem servir para os serviços públicos traçarem planos de ação, além de mostrar aos setores competentes as fragilidades e vulnerabilidades da população ribeirinha atendida no presente projeto, além da confecção de cartilhas educativas com linguagem diferenciada e direcionada pra população atendida, sendo dispensada aliada com as orientações devidas.

Palavras-chave


Doença de Chagas, Febre Amarela, Práticas educativas