Anais do 11º Congresso Internacional da Rede Unida
Suplemento Revista Interface - Comunicação, Saúde, Educação ISSN 1807-5762
Interface (Botucatu) [online], supl. 3, 2014
Anais do 10º Congresso Internacional da Rede Unida
Suplemento Revista Interface - Comunicação, Saúde, Educação ISSN 1414-3283
Interface (Botucatu) [online], supl. 1, 2012
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PET-SAÚDE NA UNIDADE DE SAÚDE DE SÃO CRISTÓVÃO – VITÓRIA – ES
Elizabeth Lia Matos Córdova, Lorena de Angeli, Danyela Gomes Cabaline, Rafaela das Mercês Batista, Ricardo Pretti Araujo, Paula Perini, Lilian Santos Lana, Reginaldo Carvalho Barbosa, Leonardo Carvalho Caldas, Camila Trevizani, Livia Tose, Luiza Pereira Alves, Elaine de Aguiar Martins, Ludmila Rabelo, Lara Laiber, Lorrayne Belotti, Cintia dos Santos Almeida, Jordana Sartori, Karina Tonini dos Santos, Antonio Marcos Birocale, Edson Castardeli, Steffany Calisto
Resumo
Caracterização do Problema: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET- Saúde) torna concreta as relações entre instituições de nível superior e a rede de assistência à saúde, resultando em aperfeiçoamento de profissionais de saúde, formação acadêmica por meio de docentes e estágios de estudantes da área da saúde em disciplinas curriculares. Descrição da Experiência: A Unidade de Saúde da Família de São Cristóvão fica situada na região de Maruípe. Esta unidade foi inaugurada em dezembro de 2012. Consolidar a integração ensino-serviço-comunidade e a educação pelo trabalho. A UBSSC recebe o grupo PET- Saúde composto por oito monitores dos cursos de graduação de Nutrição, Educação Física, Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Fonoaudiologia e Enfermagem. Compõem o grupo ainda, profissionais de saúde (das áreas de Odontologia, Medicina e Enfermagem) denominados preceptores e por professores dos cursos de Odontologia, Fisioterapia e Educação Física, que atuam como tutores. Efeitos Alcançados: Foram desenvolvidas atividades variadas pelo grupo, atuante na unidade. Uma união entre monitores, preceptores e tutores, permitiu a perfeita integração ensino-serviço-comunidade por este grupo, por meio de ações voltadas para o empoderamento da população acerca de agravos como hipertensão arterial, diabetes mellitus, câncer de boca, verminoses e obesidade. Neste contexto, foram organizadas a Semana do Homem, Semana da Amamentação, Projeto Vida Saudável (insulinodependentes), além disso a participação ativa dos monitores em reuniões de equipe, sala de espera, outubro rosa, inclusão em pesquisa com a aplicação de questionários e reunião com a equipe do PET-Saúde da UBSSC, foram mais algumas das atividades desenvolvidas na unidade. As atividades desenvolvidas nesta unidade de saúde pelos monitores, em parceria com os preceptores e tutores, permitiram uma vivência em atenção primária em saúde. Recomendações: Trabalhar em equipe com diversas áreas aumenta e enriquece os conhecimentos dos monitores e traz uma realidade que não pode ser encontrada na universidade, mas sim no campo de atuação e desta forma contribui para a efetivação das Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação da área da saúde e produção de conhecimento relevante em áreas estratégicas para o Sistema Único de Saúde.
Palavras-chave
PET-Saúde; Interdisciplinaridade; Educação pelo Trabalho.
Referências
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