Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A METOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO: ESTRATÉGIA IMPORTANTE DE APROXIMAÇÃO DOS ACADEMICOS DOS CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE DO CAMPUS DE LAGARTO COM A REALIDADE
Anne Cecilia Amaral Barbosa, Bruna Santana Reis, Camila Valeria dos Santos, Gabriela Santiago Lima, Jeverson Nery Souza, Jose Alberto Jesus da Silva Junior, Keila Oliveira dos Santos, Lana Gessica Soares Cruz, Livia Soares Santos, Helidaisa Nascimento da Silva, Jamile Marques de Sa Silva, Lais Lima Soares, Miriele Santos Marinho, Pablo Jordao Alcantara Cruz

Resumo


Caracterização do problema: A relação ação-reflexão-ação transformadora é o eixo básico de orientação da metodologia da problematização. Esta precisa de um cenário real, no qual os problemas obtidos pela observação da realidade com todas as suas contradições exprimem o caráter fortemente político do trabalho pedagógico na área da saúde, marcado por uma postura crítica de educação. Descrição da experiência: Para os alunos do primeiro ciclo de diversos cursos da área da saúde, este cenário é a comunidade Campo da Vila em Lagarto, área de ocupação irregular que abriga 153 famílias. Uma das potencialidades registradas na comunidade é a existência de líderes comunitários. As condições de acesso são extremamente precárias, possui valas largas e fundas com lixo e esgoto a céu aberto. Um canal aberto que fica no limite do bairro, agrava a situação, pois está cheio de lixo, água suja de uso doméstico e de fossa, o mato que circunda a área ajuda a atrair muitos mosquitos e ratos. A coleta de lixo é insuficiente e os resíduos sólidos se acumulam nas ruas. É possível ver fezes de animais, como cavalos, cachorros e galinhas. A falta de cobertura da Estratégia Saúde da Família é um dos principais problemas relatados pelos moradores. Efeitos alcançados e recomendações: Após observação da realidade os acadêmicos realizaram uma pesquisa bibliográfica acerca dos determinantes sociais em saúde e com a comunidade levantaram diversas possibilidades de ação para intervir nos determinantes. A principal estratégia consensuada é o fortalecimento da coesão social. Assim outros espaços de discussão precisam ser fomentados, para que possamos alcançar um dos principais objetivos da metodologia problematizadora que é a transformação do cenário atual.

Palavras-chave


diretrizes curriculares;prática de ensino na comunidade;problematização

Referências


BERBEL, N A N. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos?. Interface (Botucatu),  Botucatu,  v. 2,  n. 2, fev.  1998.

CYRINO E G; TORALLES-PEREIRA M L. Trabalhando com estratégias de ensino-aprendizado por descoberta na área da saúde: a problematização e a aprendizagem baseada em problemas. Cad. Saúde Pública,  Rio de Janeiro,  v. 20,  n. 3, June  2004 .

DIAZ BORDENAVE J; PEREIRA A M. Estratégias de ensino aprendizagem. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1989.