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A METOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO: ESTRATÉGIA IMPORTANTE DE APROXIMAÇÃO DOS ACADEMICOS DOS CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE DO CAMPUS DE LAGARTO COM A REALIDADE
Resumo
Caracterização do problema: A relação ação-reflexão-ação transformadora é o eixo básico de orientação da metodologia da problematização. Esta precisa de um cenário real, no qual os problemas obtidos pela observação da realidade com todas as suas contradições exprimem o caráter fortemente político do trabalho pedagógico na área da saúde, marcado por uma postura crítica de educação. Descrição da experiência: Para os alunos do primeiro ciclo de diversos cursos da área da saúde, este cenário é a comunidade Campo da Vila em Lagarto, área de ocupação irregular que abriga 153 famílias. Uma das potencialidades registradas na comunidade é a existência de líderes comunitários. As condições de acesso são extremamente precárias, possui valas largas e fundas com lixo e esgoto a céu aberto. Um canal aberto que fica no limite do bairro, agrava a situação, pois está cheio de lixo, água suja de uso doméstico e de fossa, o mato que circunda a área ajuda a atrair muitos mosquitos e ratos. A coleta de lixo é insuficiente e os resíduos sólidos se acumulam nas ruas. É possível ver fezes de animais, como cavalos, cachorros e galinhas. A falta de cobertura da Estratégia Saúde da Família é um dos principais problemas relatados pelos moradores. Efeitos alcançados e recomendações: Após observação da realidade os acadêmicos realizaram uma pesquisa bibliográfica acerca dos determinantes sociais em saúde e com a comunidade levantaram diversas possibilidades de ação para intervir nos determinantes. A principal estratégia consensuada é o fortalecimento da coesão social. Assim outros espaços de discussão precisam ser fomentados, para que possamos alcançar um dos principais objetivos da metodologia problematizadora que é a transformação do cenário atual.
Palavras-chave
diretrizes curriculares;prática de ensino na comunidade;problematização
Referências
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