Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
CLASSIFICAÇÃO DE RISCO: A VISÃO DOS USUÁRIOS DO PRONTO-SOCORRO.
Lydiane Poiato Castelani, Rafaela Giovana Queiroz Dias, Agleison Ramos Omido Junior, Carlos Alberto Eloy Tavares, Luciana Venhofen Martinelli Tavares

Resumo


Em hospitais, os prontos-socorros (PS) ainda funcionam como porta de entrada do Sistema Único de Saúde, recebendo pacientes com diferentes níveis de gravidade, no qual poderiam ser resolvidos nas Unidades Básicas de Saúde, causando uma superlotação de atendimentos. Por conta disso, o Ministério da Saúde cria o Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR), uma estratégia proposta pela Política Nacional de Humanização, com o objetivo de ampliar o acesso, reduzir as filas, o tempo de espera e visa diminuir o risco de mortes. A Classificação de Risco (CR) é utilizada em várias cidades e Unidades de Saúdes, um exemplo é o Hospital Santa Casa de Misericórdia de Campo Grande/MS,  sendo a terceira maior Santa Casa do Brasil. Ela utiliza como método para reorganizar os atendimentos, o Protocolo de Manchester, que com auxilio das cores diferencia os atendimentos, de acordo com o grau de risco. O objetivo da pesquisa é identificar o perfil, o conhecimento e a satisfação dos usuários externos em relação o ACCR hospitalar. Esta possui caráter descritivo longitudinal, com abordagem quali-quantitativa, obtendo como instrumento um formulário com questões abertas e fechadas para a coleta de dados, tendo como avaliação das variáveis epidemiológicos, das satisfações e conhecimento sobre o ACCR. O PS do Hospital apresenta uma média de atendimento de 5735 atendimentos/mês, considerando o nível de significância de 95% foram entrevistados 361 usuários ou acompanhante, nos diversos períodos de atendimento. Com o formulário de pesquisa podemos observar, com resultados parciais, que há prevalência dos entrevistados é do sexo masculino contendo 58% com uma renda salarial per capita média de R$622,18 e desvio de padrão de R$548,93. Os participantes obtiveram uma boa satisfação quanto ao ACCR do pronto-socorro, obtendo em torno de 62%. E, apesar de não ter sido finalizada, foi identificado parcialmente o perfil e satisfação dos usuários do PS do Hospital Santa Casa. De acordo com a pesquisa foi concluído que a população não possui conhecimento prévio quanto à CR e suas devidas cores, comprometendo a sua aceitação, ao mesmo tempo em que o prévio conhecimento poderia proporcionar otimização do fluxo e da linha de cuidado dentro do ambiente hospitalar. Podendo proporcionar, dessa forma, mais informações a respeito desse método para a população.

Palavras-chave


Acolhimento; Pronto-socorro; Classificação de Risco

Referências


OLIVEIRA, D.A.; GUIMARÃES, J.P. A Importância Do Acolhimento Com Classificação De Risco Nos Serviços De Emergência. Caderno Saúde e Desenvolvimento, vol.2, n.6, p. 25-44, jan./jun. 2013.

NASCIMENTO, E.R.P.; et al. Acolhimento Com Classificação De Risco: Avaliação Dos Profissionais De Enfermagem De Um Serviço De Emergência . Rev. Eletr. Enf., vol.13, n34, p. 597-603, out./dez. 2011. Disponível em: <http://www.fen.ufg.br/revista/v13/n4/v13n4a02.htm>. Acesso em: 11 Set. 2013.

CAVALCANTE, R.B.; et al. Acolhimento Com Classificação De Risco: Proposta De Humanização Nos Serviços De Urgência. Rev. Enf. Cent. O. Min., vol.2, n.3, p. 428-437, set./dez. 2012.