Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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VIVÊNCIA DISCENTE E DOCENTE NA CONTINUIDADE DO CUIDADO À CRIANÇA DE RISCO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Carolina Santiago Vieira, Patricia Pinto Braga, Gabriela de Oliveira Lomba, Mariana Aparecida Costa, Elaine Cristina Rodrigues Gesteira

Resumo


No primeiro ano de vida, a prematuridade está ligada direta ou indiretamente a mortalidade e maior morbidade na infância, sendo um grande problema de saúde pública (VIEIRA et. al, 2009). É considerada prematura, ou pré-termo, a criança com menos de 37 semanas de gestação.  Os recém-nascidos pré-termos (RNPT) e de baixo peso ao nascer (BPN) apresentam características anatomofisiológicas particulares, o que demanda uma adaptação complexa ao meio extrauterino, expressando a necessidade de um atendimento sistematizado e continuado após a alta hospitalar. O seguinte estudo tem como objetivo relatar a experiência discente e docente frente às atividades desenvolvidas em um programa de extensão universitária de acompanhamento a crianças de risco em uma cidade do interior do Estado de Minas Gerais e divulgar os resultados dessa vivência. Trata-se de um relato de experiência sobre a vivência do programa, realizada no período de março de 2010 a março de 2013. O público atingido compreendeu 25 RNPT e BPN, residentes no Município de Divinópolis. O programa constituiu em três fases. Na primeira fase, ocorreu o mapeamento das crianças nascidas prematuras e/ou de baixo peso ao nascer. Na segunda fase era realizado o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças de risco e atividades de orientação aos profissionais das unidades de saúde e dos cuidadores da criança no domicílio. Na terceira fase, consistiu na identificação das necessidades específicas das crianças e sua família e articulações interprofissionais e intersetoriais na tentativa de dar resolutividade à situação encontrada. Há um reconhecimento discente das contribuições das atividades de extensão na formação acadêmica com contribuições sobre práticas de enfermagem e educação em saúde no atendimento à crianças de risco e sua família. Os resultados obtidos até o momento, a realidade da assistência aos RNPT e BPN, e a rede de cuidado à crianças mostra-se fragilizada no cenário de estudo, o que aponta para a necessidade de continuar as atividades do programa na tentativa de contribuir com seu fortalecimento. O desenvolvimento das atividades tem propiciado ao discente uma aproximação com os conteúdos específicos da criança de risco, bem como a aplicação destes na prática. Para os docentes tem se configurado como uma experiência que permite contribuir com o atendimento de qualidade às crianças de risco bem como construir novas propostas de pesquisa relacionadas com a prematuridade no município cenário.

Referências


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